As coisas das quais você nem desconfia podem ser uma ameaça para sua vida e sua carreira

A sua comunicação foi um ponto forte em 2021?

Independente da profissão, a realidade é que hoje não basta ser competente: se a capacidade de se expressar estiver aquém da necessidade de se expor, você corre um sério risco de perder oportunidades na sua vida pessoal e na sua carreira.

 

Durante o ano procurei trazer temas sobre comunicação que pudessem ser colocados em prática no ambiente profissional. Espero que você tenha aproveitado todas as chances de fazer apresentações, mostrar os seus projetos e de se posicionar muito bem nas reuniões. Afinal, todas essas atividades fazem parte de um grande treinamento de aprimoramento pessoal através da comunicação.

 

Além das demandas profissionais, 2021 foi um ano de imensos desafios e situações extenuantes para todos. Imagino que você também deva estar se perguntando como deu conta de tudo.

 

Embora saber falar bem em público seja o desejo da maioria das pessoas, o que muitos não valorizam é a importância de se conectar consigo mesmo (a), algo que requer autoconhecimento e equilíbrio. Pouco importa saber dar um show para uma plateia, se no dia a dia a convivência fica comprometida pela incapacidade de ouvir e de cultivar bons relacionamentos pessoais e profissionais. Por isso, no meu último artigo do ano, quero propor um exercício diferente: reserve alguns minutos e pergunte-se:

–      “Como tenho cuidado de mim e como estou me sentindo?”

–      “Tenho reservado um tempo para me ouvir e ouvir os outros de verdade?”

–      “Quais as pessoas mais importantes na minha vida e como tenho dado atenção a elas?”

–      “Qual a nota que eu daria para a forma de me relacionar e conviver com os outros?”

 

Essas perguntas são o fio condutor para acessar a linguagem do coração, aquela que nos leva a olharmos com mais atenção para as nossas vidas. Dominar a comunicação depende de sutilezas que vão muito além dos momentos de exposição. Costumo dizer que quem fala bem, vive melhor e faz as pessoas ao redor mais felizes. Posso garantir que essa afirmação é a mais pura verdade, baseando-me nos resultados de profissionais que atendo e já atendi ao decorrer da minha carreira. A integridade de uma pessoa se revela pela coerência no pensar, sentir, falar, e agir. Eis aí um enorme ponto de atenção.

 

Se você identificar que pode começar a olhar mais de perto para as questões propostas acima, aproveite o seu final de ano. Conecte-se mais, compartilhe o que você está sentindo, e ouça com mais amor quem estiver à sua volta.

 

Thich Nhat Hanh, mestre zen-budista, ensina que “os nossos relacionamentos dependem da capacidade de cada um de nós compreendermos as nossas próprias dificuldades e aspirações, e as dos outros.” 

E é com este sentimento que desejo a você um Feliz Natal e um Próspero 2022!

Abraços, Cida.

* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.