A Amazon Alexa anunciou, no dia 6 de noembro, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o lançamento da inédita cartilha de conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) e como Alexa, a assistente de voz da Amazon, pode auxiliar pais, tutores e pessoas com TDAH no seu dia-a-dia, com dicas práticas e didáticas, proporcionando uma vida mais tranquila e organizada.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, pessoas com TDAH, da infância até a velhice, são acometidas pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade dificultando momentos de concentração por longos períodos, na organização de tarefas, no gerenciamento do tempo, no esquecimento de informações e eventos, perda de objetos, procrastinação, turbulências emocionais e até em dificuldades com o sono. O TDAH ocorre em 5,9% das crianças e jovens e em 2,8% dos adultos.
“Hoje, no mundo, temos acesso a muitas ferramentas e tecnologias que podemos usar em nosso favor para melhorar a vida de pessoas com TDAH, mas entendemos que é necessário ter responsabilidade e essa parceria é fruto de muito estudo e testes para que pudéssemos apresentar, de forma simples e em linguagem acessível, uma cartilha que efetivamente ajudará pacientes com TDAH”, introduz Antônio Geraldo da Silva, médico psiquiatra e presidente da ABP. “Os recursos de Alexa e o acompanhamento de profissionais médicos pode tornar o tratamento mais lúdico e interativo, motivando a busca pela implementação de técnicas e rotinas mais saudáveis”.
Alexa possui diversas funcionalidades que podem ajudar com essas dificuldades, como: listas, lembretes, alarmes, timers, calendário, Skills e, especialmente, Rotinas. Pais, tutores e pessoas com sintomas de TDAH podem personalizar funcionalidades de acordo com suas necessidades, e até discutir com os seus profissionais de saúde como adequar o uso de Alexa em seu acompanhamento.
“Estamos muito felizes em anunciar a cartilha de TDAH em colaboração com a Associação Brasileira de Psiquiatria. Em Alexa, estamos sempre comprometidos em oferecer experiências valiosas e significativas para os nossos clientes, e o lançamento deste guia representa um importante passo para a comunidade de pessoas diagnosticadas com TDAH”, diz Laura Ancona, Líder de conteúdo de Alexa no Brasil. “Buscamos constantemente maneiras de tornar a tecnologia por voz mais acessível e inclusiva para todos.”
Algumas dicas que a cartilha apresenta são sugestões de Rotinas de Alexa, que são pré-configurações da assistente virtual para realizar uma série de ações automaticamente a partir de diferentes gatilhos: comandos de voz, horários agendados, detecção de sons específicos ou movimentos, que funcionam de acordo com as funções de cada dispositivo. É possível criar suas próprias Rotinas pelo aplicativo Alexa ou utilizar as opções já disponíveis, incluindo aquelas criadas especialmente para este guia. Todas as Rotinas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.
Esse recurso pode auxiliar em comportamentos e condições que o TDAH acarreta, como exemplo: rotinas para não esquecer itens antes de sair de casa; para evitar a procrastinação, iniciando um timer ou tocando uma música para que a pessoa se organize e volte para a tarefa ao final do tempo; para gerenciamento de tempo; desregulação emocional e rotinas para controlar o horário, evitando, por exemplo, que a pessoa passe horas em uma tarefa de alto engajamento perdendo a noção do tempo.
Já as Skills, que a cartilha também traz como sugestões de apoio ao TDAH, são como aplicativos disponíveis em Alexa para entretenimento, produtividade, saúde, educação, jogos, finanças e muito mais. Por exemplo, skills de meditação, ou de sons como a Skill “Sons de chuva”, ajudam a relaxar. Para usar uma Skill, basta ativá-la por voz ou diretamente no aplicativo Alexa, clicando em “Mais”, “Skills e Jogos”.
Para baixar a cartilha “TDAH – Tudo o que você precisa saber” e mais dicas de como Alexa pode ajudar pessoas com TDAH, acesse: amazon.com.br/tdahealexa
*Informações Assessoria de Imprensa