Alerta: menor procura pelas doses de reforço da vacina contra Covid-19

schedule
2022-07-13 | 17:17h
update
2022-07-13 | 17:17h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: Freepik)

Nas últimas semanas, os dados das secretarias de Saúde mostram aumento de casos de Covid-19. Embora o relaxamento das medidas preventivas também possa ser responsável por esse aumento, a infectologista do Hospital São Vicente Curitiba, Dra. Thatiane Nakadomari alerta sobre a menor procura pelas doses de reforço da vacina contra Covid-19 por parte da população.

Publicidade

“É muito importante tomar a dose de reforço, estamos vendo muitos pacientes que tomaram as duas primeiras doses, mas não tomaram a dose de reforço. O esquema vacinal completo hoje, da vacina contra a Covid-19 para o adulto jovem são três doses e para os imunossuprimidos e idosos são quatro doses”, afirma.  

Acompanhe também – Impactos da baixa adesão à vacinaçãoAMP

A vacinação em massa da primeira e segunda dose ajudou a reduzir a disseminação do coronavírus e diminuir a gravidade da infecção em quem acaba sendo contaminado, diz a Dra. Thatiane Nakadomari. Mas, sem as doses de reforço, essa situação pode piorar. Por isso, o alerta para a menor procura pelas doses de reforço da vacina contra Covid-19.

“Não é vacina demais, como já ouvi falarem. Nós temos estudos dizendo que somente duas doses não foram suficientes para conter a disseminação do vírus”, ressalta. “E nos idosos e nos imunossuprimidos a quarta dose também é importante. Como o sistema imune dessa população não funciona de uma forma adequada, precisa de uma dose a mais para que responda adequadamente quando entrar em contato com o vírus”, complementa.

 A infectologista observa ainda que, apesar dos casos serem mais leves, continuam ocorrendo hospitalizações devido à Covid-19. “Alguns pacientes ainda são internados, principalmente quem faz parte da população de risco, como idosos e pacientes com comorbidades.”

* Com informações da assessoria de imprensa

Acompanhe ainda – Hábitos saudáveis aumentam a eficácia das vacinasAMP

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
25.10.2024 - 06:30:02
Uso de dados e cookies: