Aleitamento materno: a importância para o desenvolvimento das funções orofaciais

No Brasil, desde 2017, comemoramos o Agosto Dourado. Dourado, pois o leite materno é considerado o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. Os benefícios nutricionais, imunológicos e afetivos do aleitamento materno (AM) são amplamente divulgados. O AM proporciona benefícios tanto para a mãe como para o bebê. A composição do leite materno tem nutrientes que protegem a criança contra infecções (fatores imunológicos), previne a obesidade, reduz o risco de alergias, edemas e cólicas intestinais.

Mas, você sabia que existe outro grande benefício? A importância do AM no desenvolvimento das estruturas craniofaciais (lábios, língua, bochechas, palato duro e mole) e motor oral (sugar, mastigar, engolir-deglutir, respirar e articular sons da fala) do bebê e na diminuição do risco de problemas auditivos causados por otites. Vamos falar um pouco sobre isto.

Amamentar é muito mais que um ato de amor, é um ato de esforço do bebê. Este esforço (um ótimo exercício muscular) proporciona um adequado desenvolvimento da face e musculatura envolvida. Estas estruturas são as mesmas utilizadas na mastigação e na fala, que a criança ainda vai aprender e desenvolver, por isso a importância dos estímulos do AM.

Estudos comprovaram que, além dos fatores genéticos, o crescimento dessas estruturas é altamente influenciado pelo trabalho dos músculos envolvidos na sucção, deglutição e posteriormente na mastigação, dos dentes, do movimento da língua dentro da boca. Todos esses aspectos estão interligados com o AM. O AM favorece e propicia o crescimento e desenvolvimento da maxila e da mandíbula, e com isso a respiração e a deglutição são bastante beneficiadas, estimulando um padrão respiratório nasal e prevenindo hábitos inadequados (deletérios) como sucção de dedo e de chupeta além de más oclusões.

O aleitamento natural propicia um adequado crescimento e desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, palato duro e mole) e das respectivas funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e articulação. A sucção no seio materno aprimora a postura e tonicidade da musculatura orofacial que participa deste ato. Uma musculatura com tônus adequado é fundamental para o desenvolvimento da mastigação e da articulação dos sons da fala.

Para que ocorra a sucção de forma eficiente e coordenada, o recém-nascido necessita que seus reflexos e estruturas estejam prontos – reflexo de busca e sucção, vedamento labial ao redor do mamilo, correta movimentação de língua e mandíbula, sucção ritmada e coordenação entre sucção, deglutição e respiração. Quando essa harmonização de atos não ocorre, o Fonoaudiólogo pode estar presente e auxiliar a mãe e o bebê.

Outro fator importante do AM é a posição que o bebê fica ao mamar no seio. A tuba auditiva (ligação da cavidade oral com o ouvido, que faz o controle da pressão no ouvido) do recém-nascido é horizontalizada e pode favorecer a passagem do leite até o ouvido. Portanto, deve-se evitar que a amamentação seja com o bebê deitado evitando-se otites. 

A Organização Mundial da Saúde orienta o AM exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

Veja abaixo quais as vantagens do AM:

– fortalecimento de fatores nutricionais, imunológicos e afetivos

– proporciona o correto desenvolvimento das estruturas craniofaciais

– prevenção de hábitos deletérios

– prevenção de perda auditivas induzidas por otites

– proporciona a respiração nasal

– proporciona a adequação das estruturas necessárias para o desenvolvimento da mastigação e da fala

Algumas informações da Unicef (https://www.unicef.org/brazil/aleitamento-materno) sobre o AM:

– “O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê. Água e outras bebidas não são necessárias até o sexto mês de vida. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença”.

– “Bebês recém-nascidos devem ficar perto de suas mães e devem ser amamentados na primeira hora após o parto. O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos. É muito nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções. O bebê não precisa de nenhum outro alimento enquanto espera que a mãe produza mais leite”.

– “A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso. No entanto, muitas mães precisam ser encorajadas e ajudadas para que possam começar a amamentar”.

– “O aleitamento materno protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas. O leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê. A amamentação também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho”.

– “A mãe que amamenta precisa de uma maior quantidade de alimentos e líquidos. Assim supre suas necessidades e produz leite em quantidade e qualidade adequadas ao bebê. Ela precisa comer frutas, verduras, carnes, miúdos, legumes, feijão e arroz, que possuem os nutrientes e vitaminas de que precisa. Deve beber bastante líquido: chás, água, sucos ou leite. Isso ajuda a produzir leite. E não deve consumir álcool, fumo e outras drogas, nem tomar medicamentos sem receita médica”.

Segundo a Unicef, “Amamentação é um direito garantido por lei. Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. No trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade, elas têm direito a alimentar o seu filho no peito. O aleitamento materno é também um direito da criança. Segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do governo, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno”.

O Fonoaudiólogo atua nas maternidades e hospitais com UTI neonatal para auxiliar as mães no ato do aleitamento materno. Também atua com os recém-nascidos prematuras que não conseguem sugar e outros bebês que por ventura tem dificuldades na sucção.

Portanto, se você está com dificuldade de amamentar seu bebê, procure ajuda e orientação, o Fonoaudiólogo é um dos profissionais que podem te ajudar.

* Vice-presidente do Crefono3, Fga. Ms. Jaqueline Maria Oliani Ijuim, e Profª Dra. Aline M. Arakawa Belaunde, Universidade Federal de Santa Catarina

Saiba mais sobre colunistas do Saúde Debate aqui.

Confira também outros artigos de opinião publicados no Saúde Debate clicando aqui.