Válvula de uso único da GEMÜ estreia na FCE Pharma

GEMÜ
(Foto: Divulgação)

Até o dia 9 de junho, o setor farmacêutico se reúne na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center para se atualizar sobre as mais novas tecnologias do ramo. E uma solução inédita que o visitante irá conferir é a válvula single use da GEMÜ, ou PINCH VALVE, que ajuda os laboratórios fabricantes de produtos de alto valor agregado a alcançar maior produtividade. É o caso de insumos oncológicos ou cosméticos de grande sensibilidade.

Leia também – Segurança do paciente no ambiente hospitalar e a central de material e esterilização

“Com esse equipamento, o fabricante não precisa de processos de limpeza da máquina ou do uso de vapor estéril. Ele termina uma batelada de produto e já desmonta o equipamento, troca as mangueiras, bags e inicia outro processo de fabricação”, explica o gerente geral da área farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia da GEMÜ do Brasil, Hans Paul Mösl. “Quando usamos a tecnologia tradicional, os processos de limpeza e esterilização são demorados para poder produzir outro lote, o que não é indicado nesses casos.”

O produto foi lançado neste ano na Alemanha e já está disponível para projetos e aplicações pela GEMÜ do Brasil. Os três modelos de válvulas single use, cada um com atuador de características próprias, poderão ser manuseados no estande da GEMÜ. O projeto teve iniciativa da filial brasileira e foi levado a término na Alemanha. A solução é muito usada em laboratórios internacionais, a exemplo de produtos para tratamento oncológico, de alto valor agregado.

GEMÜ é especialista na montagem de soluções em bloco

Outro produto para demonstração que a empresa leva à FCE é um bloco de válvulas de grandes proporções, com 4 vias e atuadores em aço inox – algo inédito no mercado. Também será possível conferir a solução aplicada a uma máquina mixer de doses de bebida automatizada, com opções de whisky, vodka, bourbon e sucos.

“Queremos com isso mostrar nossas válvulas da linha estéril, de tecnologia Plug & Diaphragm, incorporadas numa solução de envase. Ali temos um PLC para determinar o correto controle, diversos modelo de válvulas, conexões, e a linha de limpeza para o operador da máquina deixá-la pronta para o próximo uso”, destaca Mösl.

Outro destaque são as soluções utilizadas para fabricação da vacina nacional, realizadas em parceria com gigantes como Butantan, Fiocruz, Merck, Pfizer e diferentes integradores.

*Informações Assessoria de Imprensa