Uso de hélio nas máquinas de ressonância magnética

Hélio
(Foto: Ilustração/Pixabay)

Segundo levantamento da  Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (PROADESS), uma máquina de ressonância magnética é capaz de produzir cerca de cinco mil exames por ano, fundamentais para prevenção e monitoramento de diversas doenças. Ou seja, um único aparelho é responsável por milhares de exames preventivos. Assim, neste mês de conscientização sobre o combate ao câncer, vale ressaltar a importância da radiologia e revelar uma curiosidade sobre essas máquinas: seu funcionamento só é possível com hélio líquido.

Leia também – Tecnologia de monitoramento do cérebro chega ao Paraná

Isso mesmo, o hélio não é somente o gás utilizado para encher balões, ele é utilizado também na área médica e quem conta mais sobre isso é a Air Products, líder mundial em fornecimento de hélio. O gás hélio provém de campos de gás natural, liquefação de gás natural e de CO2. A Air Products é a única empresa do mundo a produzir hélio a partir de uma corrente de CO2.

Além de ter o maior número de fontes de hélio e o abastecimento com a maior taxa de transferência do mercado, comprovado em contrato, a Air Products realiza a manutenção criogênica das máquinas, em todo o território nacional.

Segundo Renato Ferrari Plachi, gerente comercial de hélio da Air Products, após o pico da pandemia, a empresa notou aumento de procura de seus serviços, tanto de abastecimento quanto de manutenção, uma vez que a queda no número de casos propiciou maior segurança às pessoas, que voltaram a realizar seus exames de rotina.

E neste período de retomada de atividades, também volta a ser realizada a Jornada Paulista de Radiologia. A 52ª edição será realizada no Transamérica Expo Center, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, e a Air Products estará presente com todas as novidades sobre seus serviços de abastecimento e manutenção criogênica.