Unimed Nacional obtém nota mais alta na ANS

unimed nacional
(Foto: Freepik)

A Unimed Nacional (UN) acaba de receber a nota máxima no Índice de Desempenho das Operadoras (IDSS) 2022, ano-base 2021, recém divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A UN alcançou a nota 1, maior possível – zero é a menor. Trata-se do quarto ano consecutivo que a operadora obtém tal desempenho, demonstrando o comprometimento com a excelência na gestão e nos serviços oferecidos.

Leia também – Instituto do Coração completa 46 anos

“Registrar a nota máxima de maneira consecutiva nos enche de orgulho e satisfação”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional. “O índice estimula a disseminação de informações de forma transparente e é uma ótima ferramenta para auxiliar o consumidor no momento da contratação de um plano de saúde pois permite a comparação entre diferentes operadoras”.

A nota média do setor em 2022 (ano-base 21) foi 0,8128. É a melhor marca desde 2013, tanto no segmento médico-hospitalar quanto no odontológico. No ano anterior, ano-base 2020, a nota média foi 0,7989.

A ANS avaliou 902 operadoras, que respondem por mais de 74 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Apenas 60 obtiveram nota máxima como a Unimed Nacional.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) faz parte do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), criado em 2004 pela ANS. A nota final é composta por indicadores que avaliam desde os serviços oferecidos e atendimento prestado até dados relativos à gestão e sustentabilidade no mercado.

Tanto o programa como o índice servem como instrumento de análise constante do desempenho das operadoras do país. Essas iniciativas contribuem com a evolução do segmento, a melhoria da gestão e o aperfeiçoamento das normas regulatórias da própria ANS.

A agência estimula e orienta as operadoras de planos de saúde a realizarem anualmente uma Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, seguindo parâmetros técnicos que permitam pontuar e comparar as diferentes empresas que comercializam planos. A participação é voluntária e pode ser feita para obter pontuação no IDSS.

A Unimed Nacional realizou entre janeiro e fevereiro de 2022 uma pesquisa com seus beneficiários em todo o território nacional para analisar a satisfação dos clientes referente ao ano de 2021. Os resultados apontaram que 79,55% dos clientes qualificam o plano como bom ou muito bom e 73,13% recomendariam o plano para outras pessoas.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate