Treinamento com inteligência artificial melhora escuta ativa e saúde mental de colaboradores em empresas

treinamento inteligencia artificial
(Foto: Freepik)

Durante quatro semanas, 32 colaboradores da Farmarcas passaram pelo treinamento da ProBrain chamado Audiofoco para melhorar o desempenho e a qualidade de vida. O treinamento é autogerenciável, totalmente online e conta com a ajuda de uma Inteligência Artificial, desenvolvida em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), para fazer a recomendação das atividades indicadas para cada pessoa. Ele foi validado cientificamente, com apoio da FAPESP, e está disponível para qualquer empresa que queira disponibilizar para seus funcionários.

Leia também – Sudeste e centro-oeste são as regiões que mais utilizam inteligência artificial em hospitais

“Cerca de 20% da população possui alguma falha no processamento auditivo central, só no Brasil são aproximadamente 42 milhões de pessoas. Isso impacta diretamente a habilidade de compreender o que foi escutado, e embora a pessoa possa ter uma boa audição, ela acaba não processando o que foi solicitado ou informado. Com o Audiofoco conseguimos potencializar as habilidades, o que gera uma melhora do desempenho profissional, da compreensão em ambientes ruidosos e maior saúde mental, economizando recursos cerebrais empregados em demandas desafiadoras, melhorando a vida das pessoas”, explica Ingrid Gielow, CEO da ProBrain.

A Farmarcas selecionou 32 colaboradores para participarem do treinamento que tem duração de até 30 dias. Primeiro eles passaram por uma triagem de habilidades relacionadas à escuta ativa, que é uma importante soft skill da comunicação. A partir do resultado dessa avaliação fizeram o treinamento recomendado pela Inteligência Artificial (I.A.) do programa, que é totalmente inovador, online e autogerenciável. Após cada jogada, a I.A. identifica qual o próximo jogo, em uma jornada progressiva para desenvolver a escuta ativa, memória e foco. Por fim, eles passaram novamente pela avaliação das soft skills.

Para o treinamento online, os colaboradores da empresa acessaram a plataforma do Audiofoco por cerca de 30 minutos, duas vezes por semana, por quatro semanas, para treinar habilidades auditivas, como localização da fonte sonora, fechamento auditivo, figura fundo, resolução temporal e ordenação temporal. Após o período do treinamento, foi verificado que todas as habilidades apresentaram melhor velocidade de processamento e também houve melhora da agilidade mental dos colaboradores.

“O treinamento permitiu que os participantes pudessem perceber nuances importantes no processo de escuta ativa através dos exercícios propostos pela plataforma de IA. Isso foi importante para evoluir a capacidade de compreensão e apreensão dos conteúdos e informações que são tratadas diariamente pelas equipes”, avaliou o diretor de comunicação e operações da Farmarcas, Ângelo Vieira.

A CEO da ProBrain explica que quando trabalhamos em um ambiente ruidoso, com outras pessoas falando, por exemplo, nosso raciocínio se distrai, temos redução na atenção seletiva e memória, além da nossa concentração e produtividade também serem prejudicadas. “O treinamento melhora a capacidade do cérebro de focar apenas nas informações que interessam. A parceria com a Farmarcas foi muito importante para a consolidação do nosso estudo com o Audiofoco. Com ela, colocamos na prática tudo que estávamos estudando há tempos. Ver a melhora dos colaboradores foi muito gratificante para nós. Todos se beneficiaram de alguma forma, muitos relataram, inclusive, que passaram a perceber onde precisam melhorar e ficaram mais atentos a isso no dia a dia”, diz.

O Audiofoco é uma plataforma inteligente para avaliação e aprimoramento de habilidades auditivas, memória e atenção e é aplicável em saúde, educação e treinamento corporativo. Ela foi desenvolvida pela ProBrain em parceria com o ITA e possui apoio da FAPESP e Eretz.bio (Albert Einstein). Está disponível para qualquer empresa que queira aprimorar as habilidades dos seus colaboradores.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate