Transformando a gestão de pessoas: especialista aponta como as rotinas operacionais podem ser a chave para o sucesso de uma clínica

gestão clinicas
(Foto: Freepik)

Dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, apontam: a correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pode reduzir em até 85% a transmissão de doenças infecciosas. Este é apenas um dos pilares da rotina de segurança de uma clínica ou hospital. Por isso, é grande a importância de estabelecer sistemas operacionais do setor, uma estratégia de gestão de pessoas e empresas de saúde que pode literalmente salvar vidas.

Leia também – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente e Mölnlycke promovem certificação sobre Melhores Práticas de Prevenção de Lesão Por Pressão

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, empresa especializada na gestão de clínicas e hospitais, a compreensão das dinâmicas humanas de uma empresa é um dos pilares para tornar o negócio sustentável no longo prazo. “Embora cada paciente seja único, na rotina de um consultório ou clínica há inúmeras recorrências, da recepção à higienização”, comenta.

Ele acrescenta que todas elas precisam ser mapeadas para que cada colaborador entenda seu papel e responsabilidade na manutenção daquele ecossistema. “Qualquer gestor bem-sucedido precisa passar pela gestão de pessoas. Só assim, será possível compreender sua equipe, diagnosticar seus protocolos e potenciais e corrigir possíveis falhas operacionais”, diz.

A análise envolve a identificação e avaliação minuciosa de todos os processos internos dos consultórios. Esse levantamento visa a eliminar gargalos, aumentar a produtividade e assegurar que todas as etapas sejam realizadas de forma eficiente, organizada e segura. Com uma equipe bem treinada e normas bem definidas, os consultórios e clínicas podem oferecer um atendimento de qualidade superior, aumentando a satisfação dos pacientes e fortalecendo sua reputação. Isso se traduz em clientes fidelizados.

A gestão de pessoas bem estruturada contribui diretamente para a eficiência e qualidade do atendimento nas clínicas. Isto é ainda mais verdadeiro quando envolve especialidades que requerem tratamentos prolongados, como pode ser o caso da oftalmologia e dermatologia.

A contratação de profissionais qualificados é o primeiro passo para garantir que os pacientes recebam um atendimento de excelência. O processo de recrutamento deve ser rigoroso e focado em identificar candidatos com as habilidades técnicas necessárias e que compartilhem dos valores e missão da clínica.

Após a contratação, o treinamento contínuo é essencial. Ele não só melhora a competência técnica da equipe, mas também aumenta a confiança dos colaboradores em lidar com diversas situações clínicas, resultando em um atendimento mais eficiente e seguro para os pacientes.

“Além do treinamento técnico, a gestão de pessoas envolve o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Profissionais que sabem se comunicar de forma clara e empática tendem a criar um ambiente mais acolhedor e confortável para os pacientes”, complementa.

Esse tipo de atendimento humanizado é especialmente importante em especialidades como oftalmologia e dermatologia, onde uma relação duradoura se desenvolve entre paciente e equipe médica.

Os benefícios são inúmeros. A melhoria da eficiência operacional é um dos principais resultados, já que processos otimizados e rotinas bem definidas contribuem para um ambiente de trabalho mais organizado e produtivo. A qualidade no atendimento também é significativamente aprimorada, uma vez que normas claras e colaboradores bem treinados resultam em um serviço mais consistente e de alta qualidade.

Com um olhar cuidadoso para a gestão de pessoas, a SIS Consultoria mostra que o desenvolvimento de normas e rotinas operacionais para os colaboradores tem como objetivo estabelecer procedimentos claros e padronizados, garantindo consistência na prestação dos serviços e elevando a qualidade do atendimento. Assim, todos saem ganhando.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate