O crescimento do setor de dispositivos médicos traz como consequência a busca por uma logística adequada dos equipamentos, atendendo às exigências do mercado. Flexibilidade, dinamismo, eficiência e agilidade estão entre os principais requisitos esperados para uma operação adequada e sem intercorrências. E foram justamente essas características, além da experiência no transporte de produtos especiais, que levaram a Temp Log a ingressar nesse mercado, que hoje já representa em torno de 30% das suas atividades.
Leia também – Logística farmacêutica: soluções personalizadas podem solucionar desafios comunsAMP
A operadora logística, especializada nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica, conta com funcionários treinados e capacitados para os envios deste tipo de dispositivos, com certificados apropriados e armazenagem segura. Entre os diferenciais, também estão rastreabilidade em tempo real de todas as etapas e entrega em até 3 dias úteis em todo o Brasil e 24 horas para as principais capitais do Sul e Sudeste.
Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABICOM), o 1º semestre de 2022 foi marcado pelo crescimento de 8,7% na produção de aparelhos eletromédicos e eletroterapêuticos, e equipamentos de irradiação em relação ao período anterior. Quando se trata de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos, a alta foi mais expressiva: 21,8%.
“O segmento dos dispositivos médicos é um mercado em expansão, pois com o crescimento da tecnologia, aliado ao aumento de pesquisas, proporciona às indústrias e aos laboratórios maior possibilidade de inovação, trazendo novas soluções para diagnósticos e tratamentos cada vez mais precisos e assertivos” destacou o diretor comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.
Segundo ele, o nicho de dispositivos médicos possui uma gama muito ampla de produtos, com elevado número de SKUs (códigos dos itens), que vão desde equipamentos e seus consumíveis, até, por exemplo, reagentes de cadeia fria, assim como peças e partes para realização das manutenções preventivas e corretivas acordadas em contrato com os laboratórios, clinicas e hospitais. Atualmente, a Temp Log atende clientes como a Leica Biosystems, Leica Microsystems e Sciex do Grupo Danaher, além de multinacionais como a Ortho Clinical Diagnostics e também empresas nacionais como a Imex Medical Group.
Para 2023 a expectativa da empresa é investir 25% a mais na captação de novos clientes, estruturando a operação com tecnologia para atender as particularidades que o mercado exige. Desde que ingressou no segmento, a Temp Log tem investido constantemente em sistemas e metodologias que ofereçam flexibilidade e ao mesmo tempo mantenham um padrão nos processos. Foram feitos investimentos tanto na parte de infraestrutura física, como adequações no sistema de controle do armazém (WMS), mantendo o padrão e rastreabilidade almejado pelos clientes.
“Devido a atuação da Temp Log com produtos especiais que possuem demandas muito específicas, notamos que haveria uma oportunidade no segmento de dispositivos médicos voltados para a saúde pelas suas peculiaridades. Decidimos seguir por esse caminho e pretendemos crescer conforme a demanda”, disse Canteras, especialista em cadeia fria e logística farmacêutica.
De acordo com ele, a logística de dispositivos médicos geralmente possui desafios pelo dinamismo da necessidade de serviços. Isso significa estar preparado tanto para atuar com equipamentos de grande porte (difícil locomoção e carregamento/descarregamento) como com peças menores, mas que necessitam ser entregues num curto prazo para que nenhum equipamento fique parado por muito tempo.
“O objetivo é reduzir etapas e diminuir qualquer possibilidade de intercorrência para não comprometer resultados de exames, cirurgias ou até mesmo o tratamento dos pacientes. Uma simples peça entregue de forma rápida e no tempo acordado, pode ser a solução de um equipamento que está parado num hospital aguardando para ser utilizado. Isso tem muito valor, ou seja, a confiança de entregarmos rapidamente e com a excelência necessária para ajudarmos a melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas”.
E para que os prazos sejam sempre atendidos, a operadora logística conta com um fluxo definido com as responsabilidades de cada setor e de cada célula/etapa do processo, além de mensurar constantemente através de indicadores a performance diária, semanal e mensal. “A busca pela melhoria contínua é um valor enraizado na cultura da Temp Log”, finaliza.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate