Startup aposta em ações focadas no acesso à saúde

Healthtech aposta no acesso à saúde por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Saudável

Acesso à saúde
(Foto: Ilustração/Pixabay)

Desde que o termo ESG – Environmental, Social and Governance – invadiu a rotina das pessoas, consumidores e empresas tentam se conectar mais com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mas se o termo se popularizou por questões ligadas ao meio ambiente, os objetivos no geral vão muito mais além. Um deles – o ODS número 3 – é claro: tem como objetivo assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. E é aí que entram dois mercados em ascensão no Brasil: o das healthtechs e o da logística. De acordo com o IBGE, o Brasil é formado por 5.570 municípios, 10.631 distritos e 683 subdistritos. É o quinto maior país do mundo em extensão territorial, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Canadá e Rússia. Assim, fica inviável desconectar os dois segmentos.

A startup Suprevida atua em ambos. A redução da desigualdade geográfica se dá pela conexão entre fornecedores de serviços e pacientes através da internet suportada por algoritmos de geolocalização e gestão de entregas que permite que os mais variados produtos para saúde não disponíveis em drogarias cheguem à casa de quem precisa, onde quer que a pessoa esteja. “A ideia de criar a empresa veio de uma necessidade pessoal. Meu pai tinha acabado de retirar um câncer de intestino e não encontrávamos os materiais pós-cirúrgicos que ele precisava para se cuidar em casa”, revela Rodrigo Correia da Silva, fundador da marca, que conta que proporcionar acesso e saúde fora das instituições hospitalares se tornou seu maior propósito. Afinal, devido à extensão e características do Brasil, sair do hospital e continuar o tratamento em casa é um grande desafio, especialmente se o paciente residir longe dos grandes centros.

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Hoje, a empresa trabalha com ações sociais, como o programa de créditos destinado a pessoas de baixa renda e conversão de cashback para organizações que precisam de ajuda, mas Rodrigo destaca que é no dia a dia mesmo que a Suprevida colabora com os ODS 3 e 10. “Ao possibilitar que as pessoas tenham acesso a informação de qualidade e itens que precisam para se cuidar em casa, ajudamos a melhorar o bem-estar de pacientes com necessidades especiais, evitando a deterioração de sua saúde e desafogando o sistema, o que permite um melhor atendimento a quem está internado, assim como o melhor uso de recursos para a estabilização da saúde, que é a maior meta de todos”, diz Silva.

O aumento da expectativa e da qualidade de vida tem feito com que os gastos com saúde no Brasil subam a cada ano. De acordo com estudo realizado em parceria pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fiocruz e Ministério da Saúde, divulgado este ano, o valor do gasto público com saúde aumentou de R$ 231,5 bilhões para R$ 290,4 bilhões, entre 2015 e 2019, um crescimento de 25,5%, o que corresponde a 3,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços do país.

Já o ODS 10 trata de igualdade. A Suprevida impacta os dois objetivos ao ofertar informação, produtos e serviços para saúde pela internet em todo o Brasil, nivelando o acesso para empoderar as pessoas no autocuidado da sua saúde nos momentos que são desafiadores, mas não tão agudos a ponto de ser imprescindível uma visita a instituições físicas. O foco é estabilizar os avanços obtidos com os tratamentos e dar qualidade de vida para as pessoas em casa.

Além do portfólio com mais de 4.800 mil produtos na plataforma, a healthtech Suprevida oferece mais de 2,3 mil conteúdos sobre saúde, gratuitos, voltados a educar e tirar dúvidas de pacientes e seus cuidadores. 

*Informações da Assessoria de Imprensa