A equipe que compõe a recepção e as ferramentas que utilizam diz muito sobre tomada de decisões estratégicas para os negócios da saúde. De acordo com a 3ª edição do Panorama das Clínicas e Hospitais, realizada pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, a maior parte dos centros médicos (39%) conta com duas ou três pessoas na recepção. As instituições com apenas uma recepcionista e com 4 a 10, correspondem a 21% e 22%, respectivamente. Já recepções maiores, com mais de 10 profissionais, são realidade em 11% do mercado, enquanto call centers terceirizados representam 2%, das clínicas analisadas pela healthtech.
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Considerando esse cenário, Cadu Lopes, CEO da Doctoralia, listou três itens do porquê é importante investir em aplicativos de agendamento para que eles se tornem aliados das secretárias no dia a dia das clínicas:
É recomendado que todas as secretárias compartilhem do mesmo sistema de agendamento, com acessos individuais, nos casos de equipes maiores na recepção. Assim, as informações ficam acessíveis sempre que necessário, o calendário é atualizado em tempo real e duplicidades de horário são evitadas, mantendo o controle geral. É interessante ainda que os médicos e profissionais de saúde também possam consultar a agenda de onde estiverem, pelo celular ou computador.
Quando todas as atividades da recepção se acumulam em um único profissional é comum que a rotina fique sobrecarregada. Para evitar esse problema, a tecnologia é uma grande aliada: automação de tarefas manuais (como o lembrete de consultas), organização das informações em uma agenda eficaz e a possibilidade do paciente agendar online, são exemplos de ações que liberam o tempo da secretária para que ela possa se dedicar a atividades essenciais.
O telefone está longe de cair em desuso, porém, o agendamento online de consultas é um hábito que cresce na maioria das clínicas. Com isso, evita-se chamadas de longa duração e espera no telefone, isso ajuda a agilizar outros processos dentro dos estabelecimentos.
Por fim, os aplicativos de agendamento têm sido grandes aliados nas rotinas dentro das clínicas médicas por melhorar a produtividade e permitir que as secretárias possam exercer suas atividades de forma mais efetiva, automatizando suas tarefas diárias, minimizando os erros de agendamento, possibilitando que se concentre em tarefas mais importantes como relacionamento com pacientes e clientes, emergências ou resolver problemas mais complexos.
*Informações Assessoria de Imprensa
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