A AsQ, empresa catarinense especializada em saúde, lançou nesta terça-feira (11) a primeira clínica de atenção primária à saúde (APS) no metaverso. O ambiente virtual simula o espaço físico de uma clínica, com recepção, sala de espera, consultórios equipados e o principal: equipe multidisciplinar de profissionais da saúde para realizar o atendimento de pessoas vinculadas às clínicas digitais. Ao adentrar o espaço virtual com o seu avatar, o paciente pode realizar uma consulta e até mesmo compartilhar resultados de exames com o médico, por exemplo.
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A solução está sendo desenvolvida desde janeiro em parceria com a Metaverso startup e deve funcionar como uma extensão da clínica digital que a AsQ já oferece às empresas. Nessa modalidade de atendimento, os médicos e profissionais da saúde podem se conectar ao metaverso para atender seus pacientes de qualquer lugar do país ou até do mundo. O acesso pode ser feito por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como um computador ou smartphone. A consulta médica é agendada por um aplicativo e a partir daí, basta que o paciente acesse o espaço virtual com seu avatar.
O CEO da AsQ, André Machado Júnior, diz que a clínica no metaverso é um novo passo de atendimento em saúde, aproveitando a inovação e o desenvolvimento tecnológico para gerar novos modelos de acesso aos serviços oferecidos pela empresa. “O objetivo aqui é promover uma experiência diferenciada para os pacientes e profissionais de saúde, gerando ainda mais valor aos atendimentos realizados. As pessoas estão no centro do cuidado nos modelos praticados pela AsQ, e a inovação tecnológica só afirma esse nosso compromisso de atender bem as necessidades de cada um”, afirma André.
Mais do que a consulta no metaverso, a clínica digital permite que os dados dos pacientes fiquem armazenados de forma unificada no prontuário eletrônico. Por meio dele é possível monitorar a saúde das pessoas a longo prazo, identificar tendências e tomar medidas preventivas antes que uma doença se desenvolva. Além disso, a plataforma pode ser usada para promover ações de saúde preventiva e orientações sobre hábitos saudáveis.
Guilherme da Rosa Paranhos, CEO da Metaverso Startup, explica ainda que o ambiente da clínica pode ser customizado de acordo com as necessidades do paciente, tornando a experiência ainda mais personalizada. “Essa possibilidade proporciona às pessoas uma experiência mais confortável e segura durante consultas, exames e procedimentos”, acrescenta o CEO que atua como designer de metaverso.
A tecnologia também possibilita a realização de treinamento para os profissionais da clínica, que podem simular situações médicas e aprender a lidar com diferentes tipos de pacientes e emergências de forma mais eficiente e realista. A clínica pode linkar outros produtos e serviços, como palestras, eventos e projetos para oferecer mais benefícios aos pacientes e transformar a experiência em algo ainda mais imersivo. “Dessa forma, podemos ajudar a melhorar o engajamento dos pacientes nesse novo ambiente digital”, afirma André Machado, acrescentando que “a modalidade de atendimento na clínica do metaverso oferece um alto nível de acolhimento e humanização, o que contribui para a melhoria da experiência do paciente e, consequentemente, para melhores resultados em saúde”.
*Informações Assessoria de Imprensa
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