Um levantamento realizado pelo IPCMaps mostrou que houve um aumento de 22% no consumo de medicamentos no Brasil em 2022. Mas, afinal, o que consome o brasileiro quando se fala de remédio? Foi partindo desse questionamento que a plataforma Consulta Remédios – CR – resolveu identificar o ranking dos medicamentos mais buscados no marketplace. “Entendemos que este é um dado que fala muito sobre a saúde, o interesse e o comportamento do consumidor, e é um dado sensível para a saúde do país”, disse Paulo Vion, CEO da CR. Com cerca de 1 milhão de visitas/dia, a plataforma é o segundo maior site de farmácias do Brasil, e um dos dez maiores do mundo, segundo report da Similarweb.
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O levantamento considerou os seis primeiros de 2023 e identificou que o campeão de buscas foi um medicamento descongestionante, o Decongex Plus. O medicamento teve um crescimento que chegou a 76% de janeiro a março, mês em que atingiu seu pico máximo. “De uma forma geral, o medicamento teve um crescimento de 66% de janeiro a junho na plataforma”, contou o CEO. Já o segundo colocado foi o antiparasitário Annita, que teve um pico de visualizações no mês de janeiro. No mesmo mês, os medicamentos para enjoo, Dramin B6 e Dramin, que ocupam, respectivamente, a 4ª e 9ª posição no ranking também tiveram picos de procura.
O terceiro colocado foi o medicamento que virou febre entre aqueles que querem emagrecer. O Ozempic, remédio utilizado no tratamento da Diabetes Tipo 2, e que possui a semaglutida como princípio ativo. Depois de virar “febre” na internet com relatos de emagrecimento, a medicação teve crescimento expressivo nas buscas em farmácias. Se comparado com o segundo semestre de 2022, o Ozempic teve um crescimento de 91% nas buscas. “A plataforma não só é um marketplace, mas também fonte de informação para as pessoas, que conseguem acessar a bula, comparar preços, além de comprar, claro. Por isso a gente entende que as buscas refletem esse comportamento e o interesse. No caso do Ozempic, a gente viu o reflexo desse comportamento no mês de março, quando viralizou nas redes”, disse Vion.
Mas nem sempre os remédios mais buscados são os mais vendidos. “Isso porque muitas pessoas consomem conteúdo referente a uma medicação também. A jornada de busca por um medicamento nem sempre está relacionada àquilo que efetivamente acontece. É uma informação relevante pois revela o comportamento, já as vendas dizem respeito à saúde do brasileiro propriamente dita”, alertou Paulo.
E a medicação mais vendida nos seis primeiros meses foi o Citrato de Sildenafila, do laboratório Neo Química e utilizado no tratamento da disfunção erétil, com pico de vendas no mês de abril. No segundo lugar está o Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado, da Medley. O medicamento é usado no tratamento de doenças gastrointestinais, como a gastrite, por exemplo. Já o terceiro colocado também é um medicamento voltado à saúde masculina. O medicamento Tadalafila ficou na terceira colocação e é indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), ou aumento da glândula da próstata.
“É interessante observar os três primeiros lugares. Dois deles são de medicamentos voltados à saúde do homem, o que mostra que os homens preferem comprar seus medicamentos pela internet, por exemplo. O segundo lugar ser de um edicamento utilizado no tratamento da gastrite também dá a entender que a saúde mental do brasileiro pode estar prejudicada, uma vez que é uma doença relacionada também ao estresse”, indicou Vion.
*Informações Assessoria de Imprensa
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