As notícias falsas são repassadas e divulgadas de maneira imprecisa, tendo seu conteúdo modificado, sem a consulta de referências ou fontes com credibilidade. Pela facilidade e agilidade no acesso à informação, as redes sociais e as ferramentas de compartilhamento de conteúdo têm um poder enorme na propagação de fake news. Como o compartilhamento se dá de maneira quase que imediata, as fake news são muito difíceis de serem combatidas, causando graves consequências à saúde dos adultos e, consequentemente, das crianças.
Com o intuito de informar pais e responsáveis sobre os mais diferentes temas na saúde, a Campanha “Sabará contra as fake news na pediatria” usa as redes sociais para identificar as principais dúvidas no cuidado com as crianças. Esse ano, além de perguntas sobre intolerância alimentar, há questões sobre a interferência climática na saúde das crianças, vacinas, eficácia e efeitos colaterais, amamentação, alimentação, entre outras.
“Disseminar fake news causa um grande impacto na sociedade e, na área da saúde, além de gerar desinformação, pode dificultar, atrasar e até atrapalhar um diagnóstico. Antes de tomar como verdade, as pessoas que consomem essas notícias transmitidas por redes sociais, blogs e outros meios relacionados à saúde, devem se certificar que as informações são validadas pelos órgãos competentes como o Ministério da Saúde, OMS ou Anvisa”, explica Thales Araújo de Oliveira, Gerente Médico responsável pelo Pronto-Socorro e pelo Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil.
Ao receber postagens ou mensagens sobre assuntos que possam impactar negativamente a saúde de outra pessoa, algumas dicas como a verificação da fonte ou referência sobre o tema (checar a página em que a notícia está hospedada ajuda muito no entendimento de sua veracidade), a confirmação da data da divulgação (muitas vezes, são notícias antigas, que até já não condizem com o momento atual), a utilização de sites oficiais de checagem de notícias contribuem para evitar que as fake news se propaguem e ainda promove uma comunicação consciente e responsável.
*Informações Assessoria de Imprensa
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