
A fim de promover a saúde mental da equipe e melhorar o engajamento entre as pessoas, a Microsoft promoveu o Viva Melhor, projeto realizado entre março e agosto de 2022 para a equipe de Vendas ao Consumidor. Durante seis meses os colaboradores, de forma voluntária, contaram com o apoio de profissionais para participar de um programa de treinamento físico e nutricional, com o objetivo de completar uma corrida de rua.
Leia também – Recorde de beneficiários de planos de saúde está próximo, aponta FenaSaúde
Adriano Galvão, vice-presidente de Vendas ao Consumidor da Microsoft e um dos idealizadores do projeto, conta que a iniciativa surgiu ao notar que mesmo nos encontros presenciais havia pouco entrosamento entre as pessoas. “Durante a pandemia tivemos muita movimentação na equipe e as pessoas já não se conheciam mais. Nas reuniões, ou dias de trabalho presenciais, eu sentia uma certa desconexão”, explica.
A dinâmica do trabalho híbrido ainda é um desafio para muitos líderes e liderados, segundo mostrou o último relatório Pulse de Índice de Tendências do Trabalho divulgado pela Microsoft em setembro de 2022. Os dados mostram que 93% dos funcionários no Brasil se sentem motivados a trabalhar presencialmente pela busca de socialização com colegas de trabalho. Além da falta de interação entre as pessoas devido ao isolamento do trabalho remoto, a pandemia da Covid-19 gerou altas cargas de stress e uma queda na qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, Adriano, juntamente com Ademir Paulino, assessor esportivo, e a nutricionista Camila Amorim de Sá, montaram um programa de bem-estar, no qual todos os colaboradores do time e seus familiares pudessem se engajar.
O Viva Melhor foi dividido em 4 etapas: lançamento e aquecimento, jornada, desafio e aprofundamento, e continuidade. Por meio delas, os funcionários puderam entender melhor cada atividade física e a sua importância participando, no final, da prova Track&Field Run Series, realizada em São Paulo. Ao longo de 20 semanas de preparação os colaboradores participaram de aulas, palestras, treinos presenciais com profissionais qualificados da saúde, corridas coletivas e orientação nutricional.
“Cerca de 30 pessoas participaram e, mesmo após a finalização do projeto, os bons hábitos continuaram. Criamos um grupo de WhatsApp para compartilhar nossas conquistas, dicas e receitas, e até quem não engajou no começo do projeto passou a dividir conosco outras atividades que já realizava no dia a dia. É muito legal ver todos torcendo e vibrando um pelo outro”, conclui Adriano.
De acordo com o coach Ademir Paulino, Treinador e Atleta Campeão Mundial de Aquathlon em Beijing, as mudanças que as pessoas mais relataram sentir ao participarem do projeto, estão relacionadas à melhora da qualidade do sono, maior disposição física e mental, autoestima elevada e outros benefícios. Além da saúde física, Adriano relata ter notado uma melhora no engajamento da equipe. Segundo o executivo, as pessoas estão colaborando mais umas com as outras e isso tem impactado positivamente os resultados do time como um todo.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate











