Programas de medicina preventiva elevam produtividade nas empresas

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(Foto: creativeart/Freepik)

Evitar o adoecimento e, em caso de doença, possibilitar que o tratamento seja iniciado o quanto antes são os principais focos da medicina preventiva. Cientes disso, muitas empresas, preocupadas com o bem-estar físico e mental dos colaboradores, passaram a apostar na prevenção como benefício corporativo, pensando além dos planos de saúde e odontológico. Isso porque promover práticas voltadas ao bem-estar dos profissionais, seja no trabalho ou na vida pessoal, aumenta não apenas a qualidade do ambiente empresarial, mas eleva a produtividade e reduz o número de faltas e afastamentos.

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“Hoje, temos ciência de que a prevenção da saúde é muito melhor do que o tratamento de uma doença. Para se ter uma ideia, quando uma pessoa busca intervenção médica, na maior parte das vezes, já há um quadro clínico instalado e muitas vezes com maior complexidade no tratamento . Isso gera custos enormes para todas as frentes envolvidas, além de trazer danos severos para esse paciente. Então, por que não prevenir antes de chegar a essa situação? Acreditamos, e recomendamos, que esse seja o caminho que as companhias devem seguir”, aponta Marcus Vinicius Todesco, médico e sócio-diretor da Magicel, consultoria de riscos empresariais que prevê soluções personalizadas nas áreas de saúde, benefícios, capital humano e gestão de riscos.

A Digivox, empresa que atua no desenvolvimento de tecnologias de comunicação corporativa, adotou o conceito da medicina preventiva como norteador no cuidado com os colaboradores. Com o projeto MoveOn, a companhia promove e incentiva hábitos mais saudáveis e sustentáveis, com base nas seguintes temáticas: alimentação saudável, prática de atividades físicas, aderência às campanhas de vacinação e realização de check-ups periódicos, promoção do conhecimento em saúde, práticas de conservação do meio ambiente e envolvimento em projetos sociais. Ao longo dos cinco anos de existência, o projeto vem demonstrando resultados positivos.

“Com o MoveOn, tivemos uma maior retenção de colaboradores, redução nas taxas de absenteísmo e turnover e aumento do engajamento e produtividade do time. Com uma equipe saudável física e mentalmente, a base de clientes cresceu. Além disso, em cinco anos de programa, não tivemos nenhum afastamento por doença ocupacional ou relato de lesão por esforço repetitivo”, comenta Eugênia Duarte, gerente do departamento humano organizacional da Digivox.

Entre as ações do projeto, a empresa disponibiliza porções diárias de frutas, promove atividades físicas e massoterapia para evitar lesões, patrocina e incentiva corridas de rua e ciclismo e organiza palestras com profissionais de nutrição e psicologia, além de engajar os colaboradores em campanhas de doação de cestas básicas, itens de higiene e proteção individual. Com a criação de uma mini conveniência, por exemplo, a Digivox conseguiu fomentar o engajamento em projetos sociais e o consumo de snacks saudáveis. No local, os colaboradores podem comprar produtos saudáveis por R$ 3 e outros itens por R$ 5. Todo o valor arrecadado é revertido para as ações do pilar social do MoveOn.

Para Michele Izario, analista de implantação da empresa, o projeto é um dos principais diferenciais de se trabalhar na companhia.

“O MoveOn é uma iniciativa de grande valia para os colaboradores que fazem parte da equipe. O incentivo à busca por uma vida equilibrada é, sem dúvidas, um dos pontos mais positivos dentro da Digivox. Nos tempos atuais, ficou ainda mais claro que a alimentação saudável combinada com treinos traz inúmeros benefícios. É bom saber que a nossa saúde é um ponto relevante para a empresa”, destaca a colaboradora.

*Informações Assessoria de Imprensa

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