Portal busca parceiros japoneses no JETRO Business Connect

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Acelerada pelo Google desde 2015, quando foi um dos destaques do Lauchpad Accelerator, a Portal Telemedicina, uma empresa B2B e B2B2C que oferece uma solução completa e inovadora capaz de conectar médicos com pacientes através da teleconsulta, além dos melhores especialistas do país com clínicas e hospitais, obteve uma atuação elogiada entre as 23 startups participantes de sete países do Healtech Venture Capital Kyoto, realizado na histórica cidade japonesa. Agora, ela prepara-se para representar o Brasil no JETRO Business Connect, marcado para os dias 1 e 2 de setembro, em Tóquio.

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O JETRO Business Connect é um programa de apoio a empresas estrangeiras que tenham fortes intenções de investir no Japão. Neste ano participam cerca de 45 empresas, incluindo 27 no setor de saúde, 12 em tecnologia de viagens e 6 em alimentos. “Será mais uma oportunidade para mostrarmos as nossas soluções para o mercado japonês, que nos desperta o interesse pelo seu potencial e as necessidades latentes. Mas também por ser um canal para fomentarmos as nossas ações futuras para a Ásia”, explica Roberto Figueroa, CIO da Portal Telemedicina, que tem o apoio da JETRO São Paulo.

Em Quioto, a Portal Telemedicina participou de três rodadas de negócios. Não foi a empresa ganhadora do HVC, mas abriu as portas para novos relacionamentos que podem indicar parceiros a médio prazo, especialmente entre universidades, clínicas, hospitais e fundações. “Foi uma boa experiência. Avaliamos as necessidades do mercado japonês e pudemos estabelecer nossos pontos fortes e fracos”, diz Figueroa.

Hoje, o segredo para o modelo de negócios funcionar – baseado em tecnologia intensiva de machine learning – está na parceria com diversos atores. A ideia é levar a mesma expertise já estabelecida em 26 projetos de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, aqueles em maturação nos Estados Unidos desde 2020 e os que serão iniciados na França ainda neste ano com as primeiras provas de conceito.

Segundo Roberto Figueroa, o mercado no Japão deverá ser aprofundado no segundo semestre de 2023. Até lá, a companhia tem aproveitado as oportunidades oferecidas pela JETRO e suas parceiras. O JETRO Business Connect é a primeira grande chance depois de Quioto. A própria Embaixada do Brasil em Tóquio também busca espaço para as empresas brasileiras no país, como um recente encontro realizado na capital japonesa com foco de atrair investimentos para a área de inovação. Alguns contatos importantes foram realizados, mas a ideia era sentir e proporcionar interação entre empresas de ambos os países.

*Informações Assessoria de Imprensa