Casos como de atletas que chegaram ao limite mental e físico pela pressão das competições, como a de Simone Biles nas últimas olimpíadas, Gabriel Medina e até mesmo de Ronaldo, em 1998, na Copa do Mundo da França chamaram a atenção e mostraram que muitos atletas sofrem com as pressões diárias de um atleta, treinamentos, viagens, torcida, patrocinadores entre outros. Para que o atleta suporte todas estas pressões ele necessita estar com a sua saúde emocional em dia. Mas, para que isso aconteça, é indispensável o trabalho de uma equipe multidisciplinar na preparação deste atleta. Entre técnicos, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e psicólogos do esporte, necessita a compreensão familiar também.
Depois de muitas pesquisas e estudos sobre o assunto, a empresária e professora doutora em educação física, Birgit Keller Marsili, junto com a professora doutora Andréa Duarte Pesca, que é psicóloga, idealizaram com a KP Intelligence uma plataforma inédita e inovadora de diversos cursos na área da Psicologia do Esporte e do Exercício Físico para auxiliar os profissionais da área da saúde que trabalham com o esporte a se especializarem e aprimorarem o conhecimento específico do esporte.
Na plataforma existem vários cursos de capacitação. Alguns com aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer momento e em qualquer lugar, como também cursos com aulas ao vivo via zoom com datas pré estabelecidas. Estão sendo abordadas temáticas da psicologia do esporte e do exercício, como avaliação em psicologia do esporte, treinamento de habilidades psicológicas, avaliação e intervenção dos constructos da psicologia do esporte, como personalidade, motivação, auto eficácia, auto confiança, ansiedade, estresse, coping, etc., com o diferencial de ter todo esse programa embasado em pesquisas e estudos feitos pelas duas idealizadoras do curso.
De acordo com Birgit, a “A KP Intelligence que vem dos sobrenomes das duas pesquisadoras da área e que é um indicador de performance na administração e significa Key Performance Indicator, nasceu a partir da necessidade do mercado entender que a psicologia e a educação física precisam andar juntas. Que cada membro da equipe técnica tem um papel fundamental na preparação do atleta e que todos precisam interagir para a melhora do desempenho do atleta ou da equipe”, explica.
A parceria das duas professoras doutoras, surgiu com o intuito de suprir a carência de pesquisas e atuações sérias realizadas por profissionais capacitados e com conhecimento sobre os fatores psicológicos que influenciam o desempenho físico e compreendem como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e bem estar de uma pessoa no ambiente esportivo. Consultorias e assessoria de atletas, técnicos, preparadores físicos e árbitros e coaching esportivo, considerada uma das principais ferramentas da atualidade para guiar, orientar e conduzir o atleta e outras pessoas que atuam nesse ramo tão competitivo, sempre com o intuito de saber lidar melhor com suas emoções, anseios, medos e expectativas dos atletas.
“Além dos cursos, a KP Intelligence também oferece palestras para clubes esportivos e escolas, consultorias para equipes ou atletas individuais, desde a avaliação do perfil das habilidades psicológicas, o acompanhamento psicológico coletivo ou individual. Correlacionando com fatores psicofisiológicos e entregas de relatórios multiprofissionais”, complementa Birgit.
* Com informações da assessoria de imprensa
Confira mais notícias sobre Negócios & Mercado da Saúde clicando aqui