
A Numb3rs Analytics, uma empresa da techtools health, acaba de lançar uma plataforma digital de indicadores gerencias, sem igual no mercado brasileiro, voltada exclusivamente a Secretários Municipais e Estaduais da Saúde, denominada dbGov. Trata-se de um hub de soluções analíticas e de Business Intelligence, que oferece indicadores de gestão com dados obtidos do Datasus e monitoramento de contratualização dos hospitais – tudo na nuvem. O produto é disponibilizado via plataforma web, e dispensa investimentos em infraestrutura e em mão-de-obra especializada em base de dados e TI.
Segundo Jeff Plentz, fundador da techtools health, o dbGov foi desenvolvido com o objetivo basilar de ajudar os Secretários da Saúde a otimizar suas receitas e reduzir seus custos, sem prejudicar a qualidade do atendimento ao paciente, gerando oportunidades concretas de melhoria de eficiência operacional. “Com o dbGov, os Secretários da Saúde conseguem ver onde os munícipes são atendidos, se dentro ou fora da localidade onde habitam, identificando gargalos assistenciais e traçando um raio-x de instituições de saúde, o que permite evidenciar, por exemplo, se determinado hospital está com excesso de atendimento ou com ociosidade” disse o executivo. Na prática, a plataforma mostra o fluxo dos pacientes, identifica os residentes de um determinado munícipio que são atendidos em outras cidades, e vice-versa. “Com isso, o Secretário da Saúde consegue constatar o impacto financeiro em cada instituição de saúde”, completou Plentz.
De acordo com Jaddus Manga, diretor comercial para hospitais da techtools health, o dbGov consolida, integra e estrutura os dados abertos do Ministério da Saúde, originários de mais de 5 mil instituições e de outras fontes oficiais. “A plataforma auxilia a gestão da saúde pública, identificando pontos de alerta e potenciais melhorias na atenção primária, a partir de informações públicas do Datasus, enriquecidas com dados do CNES, SIGTAP, IBGE, dentre outros. A atenção primária não se restringe à promoção da saúde e à prevenção de doenças, mas também beneficia os cofres públicos, uma vez que reduz os gastos totais em saúde e melhora a eficiência, por exemplo, diminuindo as internações hospitalares e os altos custos relacionados ao tratamento de doenças em casos avançados”, afirmou Manga. O banco de dados da Numb3rs Analytics contém todos os atendimentos de internação (AIH) e ambulatoriais (SIA) dos pacientes do SUS que foram atendidos nos estabelecimentos de saúde desde 2008, de forma anonimizada.
Em suma, o dbGov oferece: comparativos de mercado, projeções, monitoramento de indicadores e acompanhamento de tendências, panorama geral da saúde, análise populacional, quantidade de procedimentos da atenção primária realizados em determinado período, evasão dos munícipes, entrada de visitantes e perfil dos atendimentos. “Hoje no mercado brasileiro não há uma solução com essas características, que faça tudo isso automaticamente. É o grande diferencial do dbGov”, afirmou Manga.
*Informações Assessoria de Imprensa