Saúde virou o assunto mais falado e pesquisado nestes últimos tempos. E temos nos perguntado constantemente sobre os aprendizados pós pandemia de Covid. Com tudo o que passamos, cuidar da saúde ficou muito mais ligado a valorização da vida, desprendimento das coisas. Tudo isso nos ajudou a entender que sem saúde, não valemos nada, e isso tem um impacto social muito grande. Saúde é um direito social.
Este tem sido um momento muito favorável para setores ligados ao tema. As pessoas estão mais criteriosas, buscando o que há de melhor qualidade, com melhor assistência e atendimento. Todos gostariam de ter acesso ao melhor que a saúde oferece. E isso mexe com toda uma cadeia, desde a indústria, para fabricação de produtos de qualidade, parte de suprimentos, hospitais, médicos, consultas, até chegar no tomador de decisão, que é o paciente. As pessoas estão em busca de produtos e serviços diferenciados, duradouros e confiáveis. Empresas que prezam pela qualidade ganharão relevância cada vez maior. Mas nestes últimos anos, os custos estão cada vez maiores também e quem paga somos nós.
Falando especificamente sobre saúde dental, há algum tempo programas foram criados para favorecer este aspecto para a população. Vemos um avanço no entendimento de que saúde bucal não é só estética e para uma pequena parcela da população. Acredito em um cenário otimista para os próximos anos. Como indústria fornecedora de material altamente tecnológico, nosso compromisso está bem estabelecido com a questão da qualidade, assim como o posicionamento dos produtos junto ao mercado. Com esta mudança cultural da população, perde aquele que ainda se arrisca em utilizar produtos e insumos de padrões inferiores para diminuir custos.
Nos preocupamos com o papel da indústria neste pós pandemia, e estamos aqui para dar todo o suporte. Sabemos que o que passamos nestes dois últimos anos mudou toda a forma de pensar – de pacientes e indústria. A tomada de decisões dentro das companhias ganhou velocidade e precisa acontecer de maneira ágil. Os planejamentos que eram anuais viraram mensais, até semanais, causando muita ansiedade para a gestão.
Nossa posição premium permanece muito bem trabalhada, trazendo produtos de alto padrão a custos acessíveis. E investindo em pesquisa e desenvolvimento para disponibilizar novos produtos para o público brasileiro e também mundial. Nossa missão é ajudar o dentista a executar da melhor forma a sua odontologia, desde a disponibilização dos melhores produtos até treinamento e acompanhamento para que o trabalho seja sempre bem realizado.
Para sobreviver nesse cenário, acreditamos que a capacidade de se adaptar será o que define a nova realidade da indústria da saúde, além de contribuir para a longevidade de negócios. Teremos que diminuir o tempo de inovações e trabalhar para manter a segurança e qualidade nessa nova realidade. Aquele que não se adequar às atuais, e justas, normas e exigências do mercado, não sobreviverá.
Se o futuro já era incerto, imagina agora. Ainda assim, acreditamos que ele pode apontar para uma saúde bucal mais acessível e inovadora.
* Alberto Blay é CEO da Plenum, primeira indústria brasileira do setor médico-odontológico homologada para produzir implantes dentais impressos em 3D e materiais regenerativos 100% sintéticos
Leia outros artigos publicados no Saúde Debate