São poucas as marcas do varejo que vivenciaram uma revolução tão profunda na sua retaguarda quanto a Pague Menos e Extrafarma. Em julho de 2020, a segunda maior rede de farmácias do Brasil, com mais de 1,6 mil pontos de venda e que movimenta 18 mil itens diferentes, adotou a plataforma de gestão inteligente de estoques da retail tech israelense Onebeat, que une os recursos de Inteligência Artificial e os de bigdata para aprimorar o fluxo de produtos entre lojas e os centros de distribuição.
“Fizemos tudo isso sem perder vendas ou deixar de atender o público em suas necessidades”, ressalta Fernando Alves, que é diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos e Extrafarma. Uma realização dessa magnitude só é possível com visão e inovação. “Tínhamos a decisão estratégica de otimizar o mix de medicamentos genéricos ofertados para chegarmos a uma racionalização maior da operação, diminuindo a quantidade de SKUs (ou Unidades de Manutenção de Estoque) para cada princípio ativo, além de garantir maiores margens em cada um deles”, resume Alves. A companhia está presente em 400 municípios espalhados por todos os estados do País e tem suas lojas abastecidos por 9 centros regionais de distribuição
Na prática, os algoritmos da plataforma de gestão de estoques da Onebeat, com presença no Brasil e na América Latina, monitoraram o comportamento do consumidor nas lojas e indicaram o tipo e quantidade de itens que deveriam ser entregues nos centros de distribuição e nas respectivas unidades da rede, tudo automatizado e em tempo real. Com esse sistema, a cadeia de suprimentos foi totalmente integrada e automatizada, com reposições precisas, inteligentes e balanceadas, segundo os critérios definidos pela Pague Menos. Assim, as lojas em que a demanda está aquecida são rapidamente reabastecidas . Da mesma forma, uma atenção especial é dada onde o giro de produtos esteja abaixo do esperado.
A parceria estratégica com a retail tech, que gerencia mais de 50 mil pontos de venda e um estoque equivalente a mais de R$ 55 bilhões no mundo, foi extremamente positiva para garantir o sortimento adequado em todas as regiões do país, de acordo com as demandas específicas dos consumidores. O executivo lembra que a implantação levou quatro meses de testes e adaptações. “O resultado alcançado foi positivo, chegamos a uma correta distribuição dos SKUs em toda a rede”, comemora.
*Informações Assessoria de Imprensa
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