A Odontoprev, líder em planos odontológicos no Brasil, avança em sua estratégia de inovação ao implementar uma ferramenta de inteligência artificial que visa aprimorar os cuidados com a saúde bucal de seus 8,8 milhões de usuários. Desenvolvida em parceria com a MaChiron, essa tecnologia é a primeira no setor de convênios odontológicos a utilizar visão computacional para analisar radiografias panorâmicas e identificar possíveis anomalias, tratamentos já realizados e outros problemas bucais que necessitam de atenção.
Chamado de Papiron, o sistema digitaliza exames de imagem e utiliza um modelo de IA para detectar automaticamente problemas como cáries e doenças periodontais, condições que afetam cerca de 92% da população brasileira em algum momento da vida, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso reduz o tempo gasto na análise manual e aumenta a precisão dos diagnósticos.
“Essa inovação nos permite processar grandes volumes de dados com precisão e eficiência, gerando relatórios detalhados que auxiliam na tomada de decisão clínica, além de otimizar o fluxo de trabalho dos profissionais. Para os pacientes, isso significa diagnósticos mais rápidos e assertivos que contribuem para a redução de complicações”, afirma Renato Costa, CIO, CMO e CSO da Odontoprev.
A plataforma já está em utilização pela área de Gestão de Qualidade da Odontoprev e apresentou resultados preliminares promissores: mais de oito milhões de achados odontológicos foram detectados com acurácia de 92,88%.
Nos próximos meses, o sistema será gradualmente utilizado em outras análises de tratamentos, com a expectativa de cobertura total até 1º trimestre de 2025, quando todos os auditores poderão fazer uso da solução. A Odontoprev acredita que essa expansão trará maior padronização nos diagnósticos e elevará ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate