Que o Brasil é o país do futebol, isso não se discute. Mas o que pouco falamos é que um país que ama esportes e se destaca, também é um país que avança em cirurgias de lesões. Contusões de joelho não se resumem ao campo profissional dos atletas. Não é incomum as pessoas machucarem o joelho numa partida de fim de semana, por exemplo, ou em uma brincadeira em casa, ou ainda em uma simples queda. Quando o ligamento cruzado anterior é atingido e não atua adequadamente, o joelho torna-se instável, e novos entorses são bem mais frequentes. Outro exemplo, é a terceira idade, quando diagnosticado artrose de joelho, em que esse tipo de cirurgia é recorrente, e muitas vezes necessária.
Leia também – Avanço nas cirurgias robóticas ortopédicas
Diante deste cenário e aliado ao período de enorme influência tecnológica que vivemos, podemos afirmar que o Brasil é um dos primeiros países da América Latina a oferecer aos pacientes o acesso a um inovador sistema robótico para uso em cirurgia de implante de prótese de joelho, a artroplastia (prótese) de joelho primária. O ROSA® Knee System foi desenvolvido pela Zimmer Biomet, empresa multinacional americana e líder global em saúde musculoesquelética, que em Curitiba é representada pela Medicalway Equipamentos Médicos.
Dados mostram que a primeira cirurgia robótica no país ocorreu em São Paulo no final de 2020. Atualmente, o número total de equipamentos aumentou, são 7 estados brasileiros e 13 hospitais que o ROSA® Knee System está presente. Em Curitiba, são duas unidades operando – um no Hospital Marcelino Champagnat e outro no Hospital Pilar. Atualmente são mais de 500 cirurgias realizadas com o robô ROSA® Knee no Brasil. “O número de cirurgiões capacitados e certificados em cirurgia robótica ortopédica cresce rapidamente e esperamos que em breve mais pacientes tenham acesso a essa tecnologia.”, avalia Leonardo Souza, gerente de marketing da Zimmer Biomet.
Vale dizer que a Cirurgia Robótica é uma evolução da ciência, que traz instrumentos de grande precisão e variações de movimentos para auxiliar o cirurgião e a recuperação dos pacientes. O ROSA® Knee, possui um sistema intuitivo e planejado para cortes exatos, que ajuda o cirurgião ortopedista em todo o processo. O robô oferece ainda uma ferramenta de validação para o exato “encaixe”, impedindo folgas e garantindo um ajuste perfeito da prótese à anatomia do paciente.
Embora praticamente qualquer cirurgia minimamente invasiva possa ser realizada por robótica, as vantagens do ROSA® Knee, são mais perceptíveis e indicados nos procedimentos de alta complexidade. Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva, em geral, incluem menor sangramento durante a cirurgia, menos dor no pós-operatório, na recuperação e na mobilidade, além da qualidade de vida do paciente, quando comparado à cirurgia convencional ou aberta. Portanto, podemos afirmar que se trata de um novo cenário para a cirurgia ortopédica.
O ROSA® Knee System foi projetado para ajudar os cirurgiões a otimizarem a precisão e a eficiência do planejamento e execução de uma cirurgia de substituição total do joelho e quadril. Estudos recentes nos Estados Unidos mostram que um em cada quatro pacientes não está completamente satisfeito com seu novo joelho. O sistema auxilia o cirurgião no posicionamento adequado do implante com a anatomia específica do paciente em mente.
De forma geral, é consenso entre os cirurgiões habilitados, que o robô se aplica a procedimentos mais complexos. Procedimentos simples, não se beneficiam do uso do robô, e é importante afirmar que quanto mais complexo e delicado for o procedimento, mais a robótica se sobressai e isso é o futuro.
O ROSA® Knee Systemé composto por uma plataforma robótica, com ferramentas de planejamento pré-operatório 3D e dados intra-operatórios em tempo real sobre tecidos moles e anatomia óssea, projetada para facilitar a precisão do corte ósseo e análise de amplitude de movimento. A tecnologia e seu uso foram recentemente aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Estamos entusiasmados com o lançamento do ROSA® Knee System, que reúne a tecnologia robótica da Zimmer Biomet com nossos implantes de joelho, líderes do setor, para ajudar os cirurgiões a personalizar procedimentos cirúrgicos para seus pacientes. A Zimmer Biomet tem o compromisso de liderar a indústria ao trazer soluções diferenciadas e holísticas para o mercado, que atendam às necessidades de nossos clientes e pacientes”, declara Eduardo Uribe, vice-presidente e gerente geral da América Latina.
*Informações Assessoria de Imprensa