Com o objetivo de tornar o processo cirúrgico mais tranquilo e positivo aos que passam por uma artroplastia de joelho e quadril – procedimento que substitui a articulação por próteses ortopédicas -, a Zimmer Biomet, líder global em saúde musculoesquelética, lançou recentemente no Brasil o aplicativo mymobility®. Sob a proposta de oferecer uma experiência conectada, com suporte e orientação durante toda a jornada, o app, disponível com conteúdos em português, já coleciona uma série de relatos positivos, tanto de médicos quanto de pacientes que aderiram à solução.
Leia também – Medicina digital: cresce o número de exames em casa
De acordo com Mauro Meyer, médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), mais de 50 pacientes têm utilizado o app e as vantagens surpreendem.
“O mymobility permite que o paciente receba, por meio de avisos e vídeos explicativos, uma série de exercícios a serem realizados antes e após a cirurgia. Isso é muito bom para a evolução do paciente. Essa prática ajuda a recuperar a amplitude de movimento e alivia as dores. Ao mesmo tempo, o cirurgião pode controlar a evolução do paciente, saber se está se exercitando, sentindo menos dor, se está caminhando mais, acompanhar a frequência cardíaca e uma série de outros dados”, destaca o profissional.
Para estabelecer uma conexão contínua entre médico e paciente, o aplicativo capta dados quantitativos e qualitativos do usuário, incluindo a quantidade de passos dados ao longo do dia, frequência cardíaca, velocidade de marcha, detecção de quedas, e assimetria. Continuamente, o app reúne essas informações em relatórios de progresso, que são avaliados pela equipe cirúrgica, a fim de determinar a necessidade de orientações além das que já foram compartilhadas. Os dados podem ser analisados pelos cirurgiões, inclusive no pós-operatório, permitindo comparar a evolução do paciente em termos de mobilidade e progresso.
Segundo a paciente Maria Arzilda Broilo, que realizou a artroplastia no último mês de abril com Mauro Meyer e apoio da plataforma robótica ROSA® Knee System, a experiência com o mymobility® foi extremamente positiva.
“Saí caminhando do hospital e o aplicativo me ajudou muito. Bem antes da cirurgia comecei a fazer os exercícios de reforço muscular e todos os dias acordava esperando que ele me desse notícias. Foi um contato muito bacana, gostei muito e já estou sentindo falta, pois já cumpri a meta de atividades”, declara Maria.
Outro relato positivo é compartilhado pela paciente Jandira Maria Magalhães, que também passou pela cirurgia de joelho com Mauro Meyer em duas etapas, a última delas realizada no mês de abril.
“Comecei a utilizar o aplicativo cerca de um mês antes da cirurgia, fazendo exercícios específicos para o meu caso, no conforto da minha casa e com a facilidade de poder escolher os horários. No pré-operatório, ele me deu a confiança de que eu teria acompanhamento em todas as minhas dificuldades e o apoio necessário quando fosse preciso. No pós-operatório, com o acompanhamento do aplicativo, me sinto totalmente recuperada, sem dor e com todos os movimentos para me locomover. Usei inteiramente as funcionalidades do mymobility e já estou de alta”, conta Jandira.
O app está disponível nos sistemas iOS e Android para todos os cirurgiões ortopedistas que operam joelho e quadril. Em breve, o aplicativo também estará disponível para pacientes de artroplastia de ombro e na medicina esportiva.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate