Somente 13% das escolas médicas do Brasil possuem o certificado de acreditação do curso de Medicina, concedido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM). A certificação é reconhecida pela World Federation for Medical Education (WFME), instituição composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente.
Leia também – Práticas de humanização em hospital impactam no bem-estar de pacientes
Segundo o CFM, das 392 escolas médicas brasileiras, somente 52 possuem a acreditação, após terem sido aprovadas em uma rigorosa avaliação a respeito do projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente, ambiente educacional, entre outros fatores. A certificação indica os cursos de medicina que têm a qualificação necessária para formar profissionais capacitados.
Das 52 escolas acreditadas, apenas oito ficam nos três estados da região sul do país, como a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), localizada em Curitiba.
“Vivemos um período de abertura desenfreada de escolas médicas no Brasil, boa parte sem a competência necessária para uma formação de excelência. Por isso é fundamental o sistema de acreditação, para comprovar quais são os cursos que trabalham de maneira séria e são comprometidos com o aprimoramento constante”, destaca a diretora geral da Fempar, Dra. Carmen Marcondes Ribas.
No último mês de julho, a diretora participou do I Encontro das Escolas Médicas Acreditadas, promovido em Brasília pelo CFM, com objetivo de criar uma rede de boas práticas educacionais para compartilhamento de experiências e iniciativas de sucesso.
Aperfeiçoamento
Concedida em 2021, a certificação da Fempar tem validade até 2027 e pode ser renovada por mais seis anos após nova avaliação. O processo estimula o contínuo aperfeiçoamento do curso, na missão de oferecer à sociedade um quadro experiente, qualificado e atualizado de profissionais de saúde que colocam o cuidado do paciente acima do interesse próprio e que se comprometem a manter e desenvolver seus conhecimentos ao longo da carreira.
A Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar) possui 55 anos de tradição no curso de Medicina. Sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) desde 2019, conta com estrutura avançada, novas tecnologias, modernos laboratórios e campo de estágios no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que é o maior prestador SUS do estado do Paraná e conta com todas as linhas de cuidado, até a alta complexidade.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate