Reafirmando seu compromisso de tornar a saúde brasileira 100% digital e revolucionar processos por meio da inovação, a MV, líder da América Latina no desenvolvimento de softwares para a saúde, lança o med.ai, sistema voltado para médicos que utiliza IA exclusiva da companhia para reduzir tarefas administrativas e apoiar na decisão clínica, garantindo mais agilidade e qualidade na consulta e no diagnóstico do paciente. De acordo com a pesquisa TIC Saúde 2024, 14% dos médicos de estabelecimentos públicos já utilizam IA generativa na sua rotina, enquanto no privado o número sobe para 20%.
A nova solução é capaz de transcrever a conversa entre médico e paciente, reunindo as informações ditas e captadas por microfones, organizando-as de acordo com a característica de cada informação (sintomas, perfil, histórico); detectar características da anamnese para sugestão de código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), apoiando o médico em um possível diagnóstico para o paciente atendido e ainda interagir via chat, ao buscar na base de dados não identificáveis para apoiar o profissional de saúde na decisão clínica. O med.ai também fornece a prescrição de forma eficiente e contribui na redução dos custos operacionais, ao otimizar a gestão de informações e recursos hospitalares.
“Cada um de nós já passou por uma situação em que foi atendido e o médico, enquanto questiona o paciente, digita no computador as informações ditas, sem dedicar a atenção integral à conversa conosco. Isso toma tempo e dificulta o trabalho do profissional, que tem que preencher diversos campos para gerar um diagnóstico. Por isso, temos um grande desafio na saúde de reduzir esse tipo de burocracia e tornar o atendimento mais humano”, explica Paulo Magnus, CEO da MV.
A nova solução terá a mesma inteligência artificial do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) da companhia, que teve sua versão com adição de IA lançada em maio deste ano e possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O prontuário da MV é o melhor da América Latina pelo prêmio Best In Klas, pela 7ª vez.
“Essa nova ferramenta representa um marco na digitalização da saúde no Brasil. Além de não ter necessidade de implantação e ser uma plataforma independente, o med.ai pode ser acessado por qualquer dispositivo, como celular, tablet ou computador. Além disso, a solução conta com o banco de dados robusto e confiável da MV, empresa que já possui mais de 37 anos no mercado e é reconhecida internacionalmente por seu pioneirismo e inovação”, afirma Andrey Abreu, diretor corporativo de tecnologia da MV.
A base é composta por dados que são atualizados regularmente, incluindo informações sobre medicamentos, históricos médicos e outros detalhes clínicos, garantindo que a IA atue de forma precisa e alinhada às práticas dos profissionais de saúde para indicar caminhos para o diagnóstico e propor planos de cuidado personalizados. O med.ai funciona em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e conta com medidas rigorosas para a proteção das informações dos pacientes, que são anonimizados e armazenados de forma segura.
“Esse lançamento representa um momento muito especial para a MV, pois é nosso primeiro produto voltado ao mercado B2C. Agora, médicos de diferentes instituições e especialidades poderão adquirir a solução de forma online, simples e prática”, celebra Jeferson Sadocci, diretor corporativo de mercado e cliente da MV.
O med.ai já está disponível e oferece 50 créditos gratuitos para que os médicos interessados conheçam a plataforma. Após o período sem custo, será necessário realizar a assinatura mensal do serviço. Mais informações no site https://www.medai.mv.com.br/.
Clientes MV terão gratuidade por seis meses
Os médicos que atuam em instituições de saúde usuárias dos softwares de atendimento clínico da MV, como o Prontuário Eletrônico do Paciente e o Clinic, poderão utilizar o med.ai de forma nativa diretamente no software e de forma gratuita durante o primeiro semestre de 2025. A ferramenta já está disponível no Clinic e no PEP a partir da versão HTML5 2022.003.09. Para habilitar o uso, é necessário entrar em contato com o time de atendimento da companhia para avaliar a elegibilidade e realizar a liberação.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate