Uma importante cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) para estabelecer um padrão para troca de informações de exames será formalizada na 8ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS). O evento, organizado pela Abramed, acontecerá no dia 29 de agosto de 2024, das 9h00 às 18h00, no Teatro B32, em São Paulo.
As representantes do Ministério da Saúde: Ana Estela Haddad, Secretária de Saúde Digital, e Paula Xavier, Coordenadora-Geral de Inovação e Informática em Saúde, estarão no fórum para apresentar mais detalhes da iniciativa.
A integração eficiente dos dados beneficiará toda a sociedade ao contribuir para a elaboração de políticas de controle epidemiológico e a agenda de interoperabilidade. “É consenso entre gestores e lideranças da saúde, pública e privada, a importância do planejamento para produzir políticas públicas efetivas, baseadas em evidências, e alargar as capacidades dos agentes de saúde na prevenção das doenças e, consequentemente, no controle epidemiológico efetivo da população brasileira”, explica Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.
A parceria envolve a transmissão direta ao governo das informações dos exames de notificação compulsória realizados pelos laboratórios, através da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), vinculada à Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI).
São dois os objetivos da cooperação técnica. Primeiramente, traduzir todos os códigos LOINC (padrão internacional de codificação) dos exames que constam na Lista Nacional de Notificação compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública (Portaria GM/MS nº 217, de 1º de março de 2023) para a RNDS. E, em segundo, revisar o modelo de resultados de exames laboratoriais (REL) da RNDS.
Atualmente apenas são transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde pelos laboratórios clínicos, por meio de códigos LOINC, resultados de exames de Covid-19 e Monkeypox. O envio dos dados referentes aos demais exames da lista não ocorre de forma coordenada e padronizada. Além disso, de acordo com levantamento prévio, não há tradução LOINC para todos esses exames.
“A Abramed possui a capacidade institucional para coordenar uma força tarefa com o objetivo de traduzir códigos LOINC para os exames da lista de notificação compulsória e revisão do modelo de resultados de exames da RNDS, contribuindo, assim, para a agenda de interoperabilidade no setor de saúde”, salienta Milva.
Serviço
8ª edição do FILIS – Fórum Internacional de Lideranças da Saúde
Tema: “Saúde Inovadora: Oportunidades para um setor sustentável”
Quando: 29 de agosto de 2024
Horário: Das 8h00 às 18h00
Onde: Teatro B32, São Paulo
Garanta já sua participação: http://www.abramed.org.br/filis
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate