Minas Gerais recebe primeira cirurgia robótica de quadril

schedule
2025-02-01 | 14:00h
update
2025-02-02 | 00:46h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: Divulgação)

O envelhecimento da população traz consigo novos desafios para a saúde, especialmente na área da ortopedia. O aumento da longevidade contribui para o crescimento de problemas de saúde como a artrose, que leva ao desgaste ósseo e articular, aumentando a necessidade de intervenções cirúrgicas, como a artroplastia de quadril. Para oferecer, ainda mais, opções aos pacientes, o Hospital Orizonti, localizado em Belo Horizonte, e referência em ortopedia, anuncia de forma pioneira a realização da primeira cirurgia de artroplastia total de quadril, assistida pelo robô ROSA, em Minas Gerais.

Publicidade

Leia também – Hospital das Clínicas investe em Saúde Digital com Telemedicina de Logística e Telessaúde IntegradaAMP

As cirurgias robóticas trazem procedimentos menos invasivos, com menor dor no pós-operatório e reduzindo o trauma nos tecidos, um diferencial para pacientes que possuam alguma sensibilidade aos procedimentos tradicionais, como idosos. A recuperação também é mais rápida, permitindo que os pacientes retomem suas atividades cotidianas mais cedo. A precisão robótica também assegura o posicionamento ideal de próteses, minimizando significativamente as chances de complicações, como luxações, contribuindo para cirurgias mais eficazes e com melhor prognóstico para os pacientes.

A artrose de quadril, principal indicação para esse tipo de cirurgia, causa dor intensa e limita severamente os movimentos, impactando a qualidade de vida dos pacientes. A substituição da articulação por prótese é um procedimento consolidado, mas a tecnologia robótica ROSA eleva o padrão da cirurgia a um novo nível.

“A cirurgia se torna mais precisa e minimamente invasiva, resultando em menor dor pós-operatória, recuperação acelerada e melhor alinhamento das próteses”, explica o doutor Fernando Drumond, cirurgião ortopedista do Hospital Orizonti. “A precisão robótica minimiza as chances de complicações, como luxações ou diferença no comprimento das pernas, oferecendo aos pacientes, especialmente à população idosa, um pós-operatório mais tranquilo e uma volta mais rápida às suas atividades”, conclui.

A incorporação das cirurgias robóticas de quadril reforça o compromisso do Hospital Orizonti em oferecer tratamentos de ponta, com foco na qualidade de vida, conforto e segurança dos pacientes, atendendo às necessidades específicas da população em envelhecimento.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
02.02.2025 - 00:51:56
Uso de dados e cookies: