Médicos do Imot fazem cirurgia inédita de prótese de tornozelo

schedule
2025-02-25 | 16:00h
update
2025-02-25 | 16:03h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: Divulgação)
Quando o ex-bancário Washington Ávila, de 68 anos, procurou o Imot, em Mogi das Cruzes, com reclamação de fortes dores no tornozelo, não imaginava que poderia passar por um procedimento tão complexo e inédito no Alto Tietê. Com artrose avançada, a articulação já estava comprometida. A solução mais indicada para evitar o sofrimento seria a imobilização. No entanto, o médico ortopedista e especialista em pé e tornozelo do Imot, Diego Braga, propôs a colocação de uma prótese, um procedimento pouco utilizado no Brasil.
Publicidade

Leia também – Hospital Moinhos de Vento adquire equipamento pioneiro para diagnósticos cardíacosAMP
A cirurgia, com um time de especialistas, foi realizada no último dia 15 de fevereiro. O procedimento durou cerca de uma hora e meia e contou com a participação de Braga, do também médico especialista do Imot, Paulo Milanese, e com a consultoria do médico Daniel Baumfelt, também com especialidade em pé e tornozelo e consultor da prótese implantada. Baumfelt é expert neste tipo de cirurgia e se deslocou de Belo Horizonte-MG para acompanhar o procedimento.
Conhecida como artroplastia total do tornozelo, trata-se de uma técnica cirúrgica em que a articulação é substituída por uma prótese. Neste caso, foi colocado um dispositivo de titânio de quarta geração, ou seja, produzido com a mais alta tecnologia, importada dos Estados Unidos.
“Essa cirurgia é indicada quando há um grau de destruição da articulação que pode ser por alteração degenerativa ou por uma sequela de um trauma. A articulação danificada é removida e o dispositivo é posicionado no lugar. O objetivo dele é garantir a eliminação da dor e a mobilidade do paciente”, explica o ortopedista Diego Braga.
O paciente, Washington Ávila, convivia com as dores há cerca de 20 anos, o que o impossibilitava de levar uma vida normal. Ele aceitou a cirurgia por entender que era sua última tentativa para acabar com este sofrimento e conseguir andar.
O ex-bancário comemora o resultado e está otimista com a eficácia do procedimento: “Estou sem dores. A minha recuperação está se saindo muito bem. Vou retirar a tala em 30 dias e iniciar as sessões de fisioterapia. Mas já estou bem feliz e satisfeito com a colocação da prótese”, afirma.
A cirurgia foi realizada no Hospital Vivalle, em São José dos Campos-SP. Ávila teve alta no dia seguinte ao procedimento e se recupera em casa, acompanhado pela equipe do Imot. Agora é vida nova, sem dor, para o ex-bancário.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
25.02.2025 - 16:04:10
Uso de dados e cookies: