
O mercado de vacinas tem se mostrado cada vez mais promissor desde o covid-19. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2020 revelou que a pandemia mudou a percepção de 27% dos brasileiros sobre a importância das vacinas, gerando uma maior conscientização sobre imunização e impulsionando a demanda por serviços de saúde preventiva.
Leia também – Escola firma parceria com o Hospital Pequeno Príncipe para teleatendimento dos alunos
Esse cenário tem atraído um número crescente de investidores interessados em atuar no setor da saúde. Para Rosane Argenta, CEO da Saúde Livre Vacinas, o futuro tende a ser ainda mais promissor. O avanço tecnológico e as inovações no setor têm acelerado o desenvolvimento de vacinas, impulsionando o mercado com novas opções de imunização. “O período de pandemia foi desafiador, mas resultou, para a indústria, em um significativo avanço nas tecnologias, permitindo o lançamento de vacinas em tempo recorde. Entre 2020 e 2024, observamos um aumento de mais de 50% na abertura de novas franquias da Saúde Livre”, comenta a empresária.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o Brasil conta com cerca de 5 mil clínicas de vacinação privadas registradas. Dra. Rosane destaca que, para ingressar no ramo como empreendedor, não é necessário ter formação ou experiência na área da saúde. No entanto, alguns fatores devem ser considerados para garantir uma operação eficiente, como:
Análise de mercado
É necessário, sobretudo, compreender o segmento em que se deseja atuar para aplicar uma gestão de qualidade, identificar necessidades no mercado e impulsionar o crescimento da empresa.
“Antes de tudo, é essencial fazer um planejamento detalhado. Isso inclui entender as necessidades da cidade e da região onde se pretende operar, levando em consideração o PIB, a população e o mercado local. Além disso, compreender as exigências e as expectativas dos clientes também são importantes para desenvolver diferenciais que atendam ao público-alvo”, orienta.
Soluções criativas
Invista em um diferencial. Essa dica é essencial para qualquer empreendimento de sucesso. Essa etapa complementa o estudo de mercado, visto que, é imprescindível analisar a concorrência.
“Um bom empreendedor está sempre acompanhando os avanços da tecnologia e as inovações do segmento em que atua. Essa prática não se aplica apenas para produto ou serviço, como também aos métodos de gestão, marketing e venda”, revela a Dra. Rosane.
Gestão de qualidade
Conhecer alguns conceitos básicos de gestão faz toda a diferença para a operação da sua empresa, principalmente na tomada de decisões e garantir que o negócio não tenha problemas no futuro.
“Para abrir uma clínica de vacinação, é imprescindível garantir o cumprimento das regulamentações de saúde e segurança vigentes. Isso faz parte da gestão, pois as vacinas são produtos sensíveis que exigem armazenamento adequado e administração específica. Portanto, é necessário cumprir os requisitos legais, obter as licenças e certificações necessárias e implementar protocolos de segurança apropriados. Além disso, para aprimorar as técnicas de gerenciamento e administração, há diversos cursos online de qualidade que podem auxiliar nesse processo”, reforça.
Entenda o cenário deste mercado no país
Segundo um estudo de 2022 publicado pelo Instituto DataSenado, para 26% dos brasileiros, a saúde continua sendo a principal preocupação. “São cerca de 40 mil doses aplicadas por mês na Saúde Livre. A busca por esse tipo de serviço tem crescido consideravelmente diante da maior demanda por imunizantes contra surtos de doenças e campanhas de conscientização de vacinação”, comenta a CEO.
Para os interessados no segmento, a rede Saúde Livre Vacinas tem investimento inicial de R$ 213 mil, com faturamento mensal estimado em torno de R$ 90 mil, e prazo de retorno entre 18 a 24 meses. É importante destacar que, por lei, para o funcionamento de uma clínica de aplicação de vacinas, é obrigatória a presença de um responsável técnico com formação médica, farmacêutica ou de enfermagem, além de um profissional da saúde devidamente habilitado para a aplicação das vacinas durante todo o atendimento.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate