Durante a edição de 2024 da feira MEDICA, realizada entre 11 e 14 de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha, as 15 empresas participantes do pavilhão nacional fizeram 530 contatos com potenciais clientes, fechando US$ 2,7 milhões em negócios durante o evento e projetando alcançar US$ 14 milhões em exportações nos próximos 12 meses.
Organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o pavilhão recebeu compradores e distribuidores de países como Bulgária, França, Índia, Inglaterra, Itália, Grécia, Polônia e Romênia.
“A feira MEDICA é um evento anual muito esperado pela indústria brasileira por reunir, na cidade de Düsseldorf, empresas e visitantes de todo o mundo. Participamos com o pavilhão há mais de duas décadas, construindo bons relacionamentos e aproveitando a grande vitrine apresentada para estar por dentro das mais recentes tecnologias e tendências na área de produtos para a saúde”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Os resultados da participação nacional na edição de 2024 – que recebeu cerca de 80 mil visitantes comerciais vindos de 165 países – superaram os obtidos no ano anterior, chegando a US$ 2,7 milhões em negócios e projeção de atingir US$ 14 milhões em exportações nos próximos 12 meses. Em 2023, as marcas brasileiras fecharam US$ 469 mil em contratos durante a exposição.
“A feira este ano superou todas as nossas expectativas. Estamos muito felizes com as possibilidades de negócios alcançadas”, diz Mirely Gomes, analista de exportação da Ortho Pauher.
Quando o pavilhão aponta a expectativa para os próximos meses, reforça que a MEDICA é apenas a porta de entrada para novos relacionamentos e potenciais negociações. Muitas vezes, é no trabalho de pós-evento que os contratos de fato surgem, como comenta Herman Casella, diretor da Casex. “Pelos excelentes contatos feitos, esperamos que sejam firmadas e implementadas ótimas relações comerciais”, pontua.
Já Denis Barbosa, da Instramed, empresa com presença regular na MEDICA nos últimos 15 anos, reconhece que a indústria brasileira vem ganhando cada vez mais espaço no cenário internacional. “Participamos para buscar novos negócios, mas, também, para levar a tecnologia brasileira para todo o mundo”, comenta.
Relação comercial com a Europa
Em 2023, o Brasil exportou mais de US$ 205 milhões em dispositivos médicos para a Europa. Na região, destacam-se como principais compradores do produto brasileiro a Bélgica, Irlanda, Suíça e Alemanha.
Desse total, cerca de 70% foram de exportações dos segmentos médico-hospitalar e laboratório, focos da feira MEDICA. São exemplos dos produtos mais exportados aos países europeus os estojos para esterilização, partes e acessórios para equipamentos médicos e agulhas para sutura.
*Informações Assessoria de Imprensa
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