A InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, indica que no período entre outubro de 2020 e setembro de 2021, em comparação com outubro de 2019 a setembro de 2020, as vendas de medicamentos para diabetes cresceram 8%. Tocantins (34%), Rondônia (31%), Acre (27%), Roraima (26%) e Mato Grosso (24%) foram os estados com as maiores elevações na comercialização desse tipo de remédio.
Já o crescimento dos primeiros nove meses de 2021, na comparação com igual período de 2020, foi de 7%. Os estados onde foram registradas as maiores elevações são Tocantins (36%), Rondônia (32%), Acre (27%), Roraima (27%) e Mato Grosso (24%). Também houve quedas, e a redução mais relevante ocorreu no Amazonas (-12%). Os dados, segundo a InterPlayers, representam 21% do que é trafegado nos distribuidores de medicamentos.
As informações mostram uma estabilização no crescimento das vendas de medicamentos contra diabetes nos últimos meses. No levantamento anterior da InterPlayers, divulgado em junho, a alta no período de um ano (junho de 2020 a maio de 2021 contra os mesmos meses anteriores) havia sido de 19%.
“O levantamento anterior correspondia a um período em que a pandemia era alarmante, que também influenciou a alta nas vendas. Essa redução no percentual de crescimento do levantamento atual pode estar ligada justamente à diminuição dos casos de contaminação e morte por Covid, mas também pode ser um fenômeno natural, pois as vendas tendem a se estabilizar”, avalia Ilo Souza, Gerente de Inteligência Comercial, da InterPlayers.
Segundo especialistas, a alta da demanda registrada no primeiro levantamento, o de junho, pode estar associada justamente à restrição de mobilidade causada pela pandemia. O sedentarismo aumentou em muitas famílias, um dos fatores que contribuem para o surgimento da doença.
Já a pesquisa atual foi realizada em um período que mescla cenários distintos: uma leve redução nos casos de Covid no final de 2020, a segunda onda a partir de março de 2021 e início da diminuição dos casos a partir do meio do ano.
*Informações da Assessoria de Imprensa