O Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR), tornou-se o único hospital-escola e 100% SUS do Paraná com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. O reconhecimento foi anunciado depois de um processo de inspeção que, além de avaliar os critérios de segurança, comprovou a excelência da instituição no cumprimento dos padrões de qualidade, gestão integrada e plena comunicação entre as atividades. Referência em transplante renal e suporte a vítimas de trauma, o hospital realiza em média 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais.
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“Tudo que temos feito visa implementar uma governança robusta com sustentabilidade e evolução do serviço”, declara o diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto. Segundo ele, a visita de avaliação é um momento histórico e coroa o trabalho de tantos profissionais envolvidos diariamente na prestação de uma assistência segura e acolhedora. “Todas as equipes de atendimento, apoio e manutenção trabalham juntas por um motivo maior: a saúde de quem mais precisa. E é essa sinergia que nos permite alcançar um nível de excelência no serviço e cuidado aos pacientes”, detalha.
De acordo com Péricles Cruz, superintendente técnico da ONA, a certificação de uma organização de saúde com a acreditação é um reconhecimento de que ela atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A acreditação do Hospital Universitário Cajuru é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Amadurecimento dos processos, capacitação dos profissionais e distinção nos serviços. Para Leonardo Barchik, coordenador de qualidade do Hospital Universitário Cajuru, a acreditação valida o trabalho da instituição e impulsiona para que a equipe siga focada na melhoria contínua. “Toda a instituição e seus profissionais passam a vivenciar uma nova cultura de qualidade e segurança do paciente, fortalecendo o nosso propósito de atendimento humanizado e de excelência. Agora, a dedicação de todos é fundamental para nos mantermos atualizados e com resultados satisfatórios”, diz.
Para Juliano Gasparetto, a pandemia enfatizou a importância dos hospitais e trouxe luz para o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde. “Somos uma instituição filantrópica e 100% SUS, atuando com um déficit de cerca de R$ 2,5 milhões ao mês. Mas como hospital universitário, sabemos da importância de mantermos a nossa essência na qualidade do ensino, serviço e assistência. Isso traz vantagens para os residentes, colaboradores e, principalmente, para o paciente que será melhor assistido”, reforça.
*Informações Assessoria de Imprensa
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