O Hospital Sírio-Libanês é referência no setor da saúde, tanto em excelência médica quanto em tecnologia e inovação. Desde 2019, a instituição iniciou uma parceria de sucesso com a SAP adotando soluções que elevam o patamar em gestão de processos de negócios e capital humano. A adoção do SAP S/4HANA, por exemplo, gerou ganhos significativos nos processos financeiros da instituição, diminuindo o tempo de fechamento de sete para cinco dias úteis.
Leia também – Rede D’Or inaugura UTI de ultra complexidade em SPAMP
O processo de transformação digital começou com o SAP SuccessFactors para gerenciar talentos e treinamentos com impacto positivo na experiência dos colaboradores, desde o recrutamento até o desenvolvimento. O projeto foi implementado durante a pandemia da COVID-19, ou seja, em um momento de expansão hospitalar para atendimento a pacientes, com diversas contratações e amplo uso de plataformas de RH, trazendo para colaboradores e gestores mais autonomia e agilidade ao solicitar um benefício, programar férias, enviar atestado de licença-maternidade, entre outras funcionalidades.
ERP na nuvem garante redução de tempo em processos
Além da redução de dois dias em seu fechamento financeiro, a adoção do S/4HANA Cloud trouxe outras vantagens. A área de Contas a Pagar acelerou em um dia o seu fechamento, graças à integração do sistema. E o time de Controles Financeiros ganhou agilidade, diminuindo em uma hora por dia (20 horas no mês) o tempo necessário para importar cerca de 57 extratos diários. O resultado é uma gestão de processos mais rápida, assertiva e eficiente.
“Neste projeto, a importância estratégica como um todo para a organização atingiu um novo patamar de gestão corporativa, apoiando a jornada de transformação digital do Hospital Sírio-Libanês, como parte do seu plano estratégico de crescimento”, afirma Fernando Villanueva Monteiro, gerente de Sistemas Corporativos do Hospital Sírio-Libanês.
SAP SucessFactors humaniza RH
Modernização e integração das práticas de gestão de pessoas: é assim que o SAP SuccessFactors faz a diferença para o Hospital Sírio-Libanês. A solução entregou a otimização de normas e protocolos inerentes ao segmento da saúde, a mitigação de riscos e ganhos significativos em tempos e processos. Além de fomentar uma cultura de maior transparência, autonomia e colaboração entre gestores, colaboradores e a área de Recursos Humanos, possibilita decisões cada vez mais baseadas em dados. O tempo das etapas hoje é 50% menor, melhorando a experiência do gestor e do colaborador, além de otimizar a contratação de novos talentos.
“Queremos aprimorar a experiência do colaborador por meio da IA e Machine Learning na coleta de feedbacks constantes dos colaboradores e na proposição e mensuração das melhorias implementadas, permitindo que os profissionais de RH e gestores estejam cada vez mais dedicados à gestão do negócio, ao desenvolvimento de talentos e à gestão de mudanças”, explica Daniela Cantarino Hanashiro Arakaki, gerente de Recursos Humanos do Hospital Sírio-Libanês.
Um projeto importante realizado foi a modernização da gestão de custos de pessoal, por meio da substituição de um antigo Sistema de Orçamento pelo SAP Analytics Cloud Planning para atender às necessidades atuais do Hospital Sírio-Libanês para fins de planejamento orçamentário e acompanhamento do resultado, auxiliando os gestores da organização na tomada de decisão.
“Com a implementação do SAC Planning, foi possível a criação de uma árvore lógica do processo, facilidade na criação de cenários completos para suporte à tomada de decisão, ampliação do modelo de planejamento com simplificação e acuracidade nos resultados, redução de processamento / cálculo saindo de 8 horas para até 25 minutos, automação das bases de dados, capacitação e autonomia da equipe HSL na geração de relatórios e dashboards”, afirma Renato Bezerra da Silva, gerente sênior de RH do Hospital Sírio-Libanês.
Para Margareth Amorim, Gerente de Sucesso do Cliente na SAP, a combinação das duas soluções promoveu uma aceleração tecnológica com resultados exponenciais que impactam internamente e externamente. “Com a aplicação de IA generativa, as tecnologias proporcionaram processos mais assertivos baseados em dados analíticos transparentes e confiáveis”, finaliza a executiva.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate