O Hospital Orizonti, localizado em Belo Horizonte (MG) e referência em oncologia, anuncia tratamento pioneiro em território mineiro para os pacientes com câncer de próstata. A novidade consiste em um hidrogel, chamado SpaceOAR, que foi desenvolvido para atuar como um espaçador protegendo o reto dos efeitos colaterais da radiação de alta dose utilizada no tratamento da doença.
Segundo doutor Leonardo Gomes, médico e coordenador da Clínica de Urologia do Hospital Orizonti, a técnica consiste na inserção do hidrogel entre a próstata e o reto, através de uma pequena agulha introduzida pela pele e guiada por ultrassonografia. A substância, ao se expandir, cria um espaço de aproximadamente 1cm, afastando o reto da zona de radiação. “O produto é biocompatível e absorvido pelo organismo gradualmente, em torno de seis meses, proporcionando maiores chances ao paciente de passar pelo tratamento com menos desconforto”, explica.
De acordo com o especialista, o procedimento é recomendado, principalmente, aos pacientes que não precisam de intervenção cirúrgica, mas que têm indicação de radioterapia. A técnica, minimamente invasiva, é realizada com anestesia local e sedação guiada por ultrassonografia pela via transperineal, sem a necessidade de internação hospitalar. O procedimento, além de simples, é rápido e com baixos riscos de complicações.
“Estamos atentos ao mercado e sempre buscando novidades para beneficiar os nossos pacientes. Esse é um tratamento bastante diferenciado, com resultados muito satisfatórios e o Hospital Orizonti está habilitado e posicionado como vanguardista oferecendo um procedimento inovador aos pacientes. Somos o único hospital qualificado para fornecer essa terapia no estado de Minas Gerais”, reforça doutor Leonardo Gomes.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), consolidaram que, entre 2023 e 2025, a estimativa é de mais de 70 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano no Brasil, um aumento de 8,5% em relação à pesquisa anterior, que era de 65 mil casos. O levantamento apontou que Minas Gerais é um dos estados que mais preocupa com a estimativa de 7.970 novos casos, sendo 770 na capital Belo Horizonte.
O câncer de próstata é o mais comum em homens, depois do câncer de pele não-melanoma, e silencioso em grande parte dos casos. No entanto, ao ser diagnosticado precocemente por meio dos exames preventivos, a doença possui altas chances de cura com tratamentos cada vez menos invasivos. O SpaceOAR chega em território mineiro como uma forma eficaz de reduzir os sintomas ao proteger o reto, a bexiga e a uretra dos efeitos da radiação. Além disso, o procedimento permite que a dose de radiação aplicada em cada sessão seja aumentada de forma mais segura, potencializando a eficácia da radioterapia sem comprometer os tecidos adjacentes, possibilitando um tratamento completo em menor tempo que o habitual.
Idealizado pela Boston Scientific, empresa americana que desenvolve tecnologias médicas para diagnosticar e tratar condições clínicas em várias áreas, o procedimento tem como finalidade reduzir, consideravelmente, os possíveis efeitos colaterais que podem afetar a qualidade de vida dos pacientes com câncer de próstata. “Esse tratamento vem sendo muito utilizado nos Estados Unidos e em vários países da Europa e estamos orgulhosos em poder oferecer uma técnica tão avançada aos nossos pacientes em Belo Horizonte, finaliza doutor Leonardo Gomes.
Vanguarda
A história do Hospital Orizonti é marcada pelo pioneirismo em inovação, tecnologia e atendimento personalizado oferecidos aos pacientes. Em 2023, a instituição se destacou por ser o primeiro em Minas Gerais, na linha de diagnóstico de câncer de próstata, a oferecer o serviço de biópsia de próstata por via transperineal, visando eliminar as infecções e os sangramentos, complicações que ocorrem comumente entre os pacientes com a doença.
“Fomos os primeiros na capital mineira a oferecer esse serviço que tem como diferencial a agulha que realiza a biópsia, ela passa através da pele na região do períneo – entre o reto e o escroto. Dessa forma, não há risco de levar bactérias do intestino para a próstata e nem de acertar um vaso sanguíneo do reto com a agulha. Outro benefício que o método oferece é a precisão”, explica doutor Leonardo Gomes, médico e coordenador da Clínica de Urologia do Hospital Orizonti.
O Hospital Orizonti conta com uma linha de cuidados para câncer de próstata completa e moderna, além da biópsia de próstata por via transperineal, disponibilizando aos pacientes o PET-CT com PSMA, equipamento altamente avançado considerado o melhor método para estagiar a doença de alto risco e que também tem como objetivo identificar a recorrência do tumor.
Além disso, o hospital oferece tratamento via cirurgia robótica e por meio do TrueBeam, da Varian Medical Systems, equipamento de radioterapia de última geração. A excelência do corpo clínico de urologistas e radioterapeutas associado ao histórico de vasto conhecimento e experiência da Oncomed BH, há 30 anos no mercado e especializada na prevenção e no tratamento de câncer, transformou o Hospital Orizonti em referência no tratamento oncológico em Minas Gerais, em um modelo inspirado em conceitos internacionais de prevenção e acolhimento.
“A nossa inovação vai muito além da tecnologia, tratamento da doença e amparo a saúde. Temos como propósito promover o cuidado integral e acreditamos que esse é o melhor caminho para a longevidade.” completa doutor Leonardo Gomes, médico e coordenador da Clínica de Urologia do Hospital Orizonti.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate