Hospital Moinhos de Vento utiliza tecnologia de realidade mista em cirurgias robóticas para câncer de rim

hospital moinho dos ventos
(Foto: Leonardo Lenskij/Divulgação)

O Hospital Moinhos de Vento realizou mais uma cirurgia robótica em que o uso da tecnologia de realidade mista ajudou a garantir o sucesso do procedimento. Uma paciente de 83 anos passou por uma nefrectomia parcial robótica esquerda (cirurgia de retirada de tumor renal de mais de 5 cm).

Leia também – Alper reforça que futuro da saúde suplementar depende de inteligência de dados

Em menos de 40 minutos, o câncer foi totalmente removido – e mais de 80% do rim funcional da paciente foi preservado. Conforme André Berger, urologista e coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento, a reconstrução da anatomia renal com o uso de um  software que oferece maior precisão no planejamento cirúrgico.

“Nesse caso específico, por exemplo, em que a paciente também apresentava outras comorbidades,  a cirurgia robótica nos permite ter mais controle e maior campo de visualização com retirada completa do câncer e preservação máxima do rim. Com a reconstrução 3D, é possível identificar se o tumor está próximo de vasos, do sistema coletor, ou seja, de estruturas vitais do rim. Essa precisão nos ajuda a preservar as funções do órgão, o que promove mais longevidade com qualidade de vida para os pacientes”, destaca Berger.

O Hospital Moinhos de Vento foi pioneiro mundialmente ao utilizar o software em 2021. Desde então, a tecnologia já auxiliou em dezenas de planejamentos de cirurgias renais. A tecnologia pode ser usada na criação de um espaço de visualização virtual na sala de cirurgia, permitindo que os dados sejam escalados para além do tamanho da tela. Digitalizada para computação espacial, ela utiliza tecnologias avançadas para explorar a anatomia do paciente com imagens 3D realistas. Isso permite projeções holográficas de diferentes ângulos e tamanhos, usando óculos virtuais durante a cirurgia. Além disso, a ferramenta é utilizada no aprendizado e na formação de novos cirurgiões.

Parque robótico

A utilização desses recursos faz parte do investimento em inovação realizado pelo Hospital Moinhos de Vento como referência em cirurgia robótica. Atualmente, o Hospital Moinhos de Vento possui o parque robótico mais diversificado da América Latina, com um programa em constante evolução e cinco robôs operando em múltiplas especialidades. Esses robôs atuam em áreas médicas como urologia, ginecologia, ortopedia, coloproctologia, tórax, neurologia e oncologia, auxiliando na realização de diversos procedimentos cirúrgicos.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate