
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recentemente adquiriu um aparelho inédito na região Sul. Com investimento de cerca de R$ 3,7 milhões, o CZT D-SPECT Cardio da Spectrum Dynamics é um dos mais avançados equipamentos de diagnóstico por imagem que auxilia na detecção de doenças cardiovasculares.
Leia também – Tecnolab adota solução para eliminar espera de pacientes no Whatsapp
O aparelho utiliza tecnologia de cristal CZT (telureto de cádmio e zinco) para realizar exames de alta precisão e rapidez. O equipamento é inédito na região por ter um design moderno, que permite a realização de exames com o paciente sentado, e pelo uso de softwares de última geração, que incorporam inteligência artificial para auxílio na interpretação das imagens e tecnologia para avaliar a microcirculação do coração.
O design aberto do equipamento gera conforto e acessibilidade. Pacientes com claustrofobia podem realizar o procedimento sentados sem necessidade de sedativos, e sua capacidade de suportar até 200 quilos garante que pessoas obesas possam ser diagnosticadas com segurança. Além disso, o equipamento também oferece exames mais rápidos, com duração média de apenas três minutos, bem como menor exposição à radiação para o paciente.
Além de realizar a cintilografia miocárdica que avalia de forma convencional a circulação das coronárias e identifica barreiras à chegada de sangue no coração, a tecnologia avançada permite avaliar o fluxo coronário nos pequenos vasos do coração, chamados de microcirculação, que quando funcionam mal provocam angina mesmo com coronárias normais. “A capacidade de avaliação da microcirculação amplia de maneira inédita na região sul do Brasil a precisão diagnóstica das causas de dor no peito”, destaca o chefe do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Gabriel Grossman.
Outro diferencial do equipamento é a Inteligência Artificial integrada, que possibilita análises mais rápidas e diagnósticos assertivos, auxiliando na interpretação das imagens e oferecendo suporte para decisões clínicas mais eficazes. “Com esse equipamento, o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento e como uma referência em inovação e tecnologia médica”, finaliza Grossman.
Investimentos em tecnologia
O Hospital Moinhos de Vento possui um dos parques robóticos mais diversificados da América Latina, com seis robôs dedicados a procedimentos cirúrgicos. Desde a criação do Núcleo de Cirurgia Robótica, em 2018, mais de 3 mil cirurgias foram realizadas com essa tecnologia, abrangendo especialidades como Urologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Ortopedia e Traumatologia, Coloproctologia, Ginecologia e Neurologia.
Além disso, apenas em 2024, a instituição investiu mais de R$ 7 milhões na renovação do parque de exames de imagem. Os equipamentos atendem os setores ambulatorial, de emergência e de internação, beneficiando entre 5 mil e 6 mil pacientes por mês, conforme a média de exames realizados no hospital.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate