Hospital Mãe de Deus realiza a primeira cirurgia robótica de coluna vertebral do Sul do País

schedule
2024-08-01 | 17:00h
update
2024-08-01 | 01:58h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: Freepik)

O Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, realizou, no dia 23 de julho, a primeira cirurgia com a plataforma Mazor™, robô da Medtronic utilizado em cirurgias de coluna vertebral. Com até 99% de precisão na colocação de implantes, sem a ocorrência de desvios, o Mazor™, que chegou ao Brasil no início do ano, é um marco para a saúde do país e vai possibilitar à equipe médica do Mãe de Deus entregar, na região Sul do país, o que há de mais inovador no âmbito de cirurgias ortopédicas. A iniciativa é liderada por José Maria Alves Neto e seu filho, Lucas Sangoi Alves, ambos especialistas em Ortopedia e Traumatologia com subespecialização em cirurgia da coluna vertebral.

Leia também – Saúde e bem-estar da população são alvo de retorno dos investimentos da FIDIAMP

Para a estreia do robô no Sul do País, oito pacientes serão submetidos à cirurgia de artrodese, indicada para corrigir instabilidades entre as vértebras, que pela 1ª vez, em Porto Alegre, contará com a robótica para auxiliar os cirurgiões.  A robótica na área de cirurgias de coluna oferece maior segurança, menor lesão aos tecidos, redução drástica no risco de lesão nervosa, procedimentos mais rápidos, menor risco de sangramento, infecção e recuperação acelerada.

Publicidade

O ganho da medicina e dos médicos com a introdução da cirurgia robótica na coluna vertebral é imenso. Pacientes do Rio Grande do Sul e de outros estados, assim como os médicos, serão beneficiados. Os médicos poderão operar seus pacientes no Hospital Mãe de Deus utilizando o robô, contando com todo o suporte necessário. Esta tecnologia oferece inúmeras vantagens em comparação aos métodos convencionais, incluindo maior segurança, redução drástica no risco de lesão nervosa, procedimentos mais rápidos, menor risco de sangramento e infecção, e uma recuperação acelerada que permite um retorno mais rápido às atividades diárias.

Na cirurgia de artrodese robótica com a plataforma Mazor™, tomografias computadorizadas detalhadas são utilizadas para planejar o procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia, o robô fornece orientação em tempo real aos cirurgiões, ajudando a posicionar com precisão os instrumentos cirúrgicos, suas trajetórias e os implantes de parafusos, adaptados à anatomia de cada paciente.

Sobre a cirurgia de coluna

A cirurgia de artrodese é indicada para pacientes que sofrem de dor nas costas gerada por uma instabilidade. Essa instabilidade por ser causada por desgaste de disco, espondilolistese, hérnia de disco associada a desgaste de disco e estenose de canal com instabilidade. Além disso, a artrodese também é utilizada para a correção de deformidades como escoliose ou hipercifose. De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27 milhões de adultos no país são acometidos por doenças crônicas na coluna.

Estudos recentes, incluindo um publicado na revista The Spine Journal, destacam os benefícios das cirurgias robóticas de coluna, e demonstram que o robô Mazor™, em particular, ajuda a reduzir a probabilidade de complicações cirúrgicas e o risco de novo procedimento cirúrgico. Além disso, a utilização dessa tecnologia resultou em uma redução de 80% no tempo de exposição à radiação durante o procedimento, o que é fundamental para a segurança do paciente.

Os médicos José Maria Alves Neto e Lucas Sangoi Alves

A equipe médica, reconhecida por sua excelência no tratamento de patologias da coluna, sempre esteve na vanguarda ao oferecer aos pacientes as mais inovadoras abordagens para o tratamento de patologias na coluna vertebral. José Maria Alves Neto é formado pelos melhores centros de cirurgia da coluna vertebral do mundo, incluindo a Cleveland Clinic Foundation, o Lutheran Medical Center em Cleveland e a Universidade de Syracuse. Em 1996, ele foi pioneiro no Brasil ao realizar a primeira cirurgia videolaparoscópica de coluna. Por sua vez, Lucas Sangoi Alves aprofundou-se em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas em centros de renome mundial, como o AOSpine em Miami e o NASS em Chicago, além de possuir especialização em cirurgia por vídeo endoscópica na USP, em São Paulo. Ambos os doutores estão agora dando um passo inovador com a adoção do sistema robótico Mazor™, que representa o estado da arte em procedimentos minimamente invasivos para a coluna, marcando um novo capítulo na história da medicina nacional.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
11.11.2024 - 05:07:00
Uso de dados e cookies: