Hospital de SC é credenciado para realizar transplante

O Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), acaba de receber credenciamento para a realização do chamado transplante musculoesquelético

Transplante
(Foto: Ilustração/Pixabay)

Centro de excelência em saúde, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), acaba de receber credenciamento para a realização do chamado transplante musculoesquelético, serviço de alta complexidade para pacientes ortopédicos. A autorização foi emitida no final de janeiro, pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), por meio de portaria, e o hospital já está apto a possíveis cirurgias com necessidade de enxerto, com tecidos osteomusculares, como ossos, tendões, cartilagens, ligamentos e meniscos.

Leia também – Startup desenvolve solução que identifica infarto

O credenciamento é um processo rigoroso, que decorre de várias etapas de certificação por órgãos municipais, estaduais e Ministério da Saúde. De acordo com o ortopedista Vitor Corotti, do corpo clínico do Hospital Dona Helena, responsável técnico pela área, as principais aplicações desse tipo de cirurgia são lesões de alta gravidade com múltiplas lesões ligamentares, transplante condral grave, transplantes meniscais, cirurgias de tumor ósseo, enxerto para artrodeses grandes e revisões de próteses. “São poucos os hospitais catarinenses registrados, e, a partir de agora, poderemos ajudar muitos pacientes, ampliando as opções disponíveis para a comunidade”, frisa o ortopedista. “Cirurgias inéditas serão realizadas no Dona Helena, aumentando as possibilidades e a complexidade desses procedimentos.”

*Informações Assessoria de Imprensa