Reconhecido com um dos centros mais importantes de treinamento de cirurgiões, não somente na América Latina, mas em todo o mundo, a unidade do IRCAD, em Barretos, inova ao lançar seu programa intensivo de certificação em cirurgia robótica.
O programa de certificação que já existe, agora passa a contar com um robô exclusivo para capacitar os profissionais interessados na qualificação. O robô Da Vinci X, já está no Hospital de Amor Nossa Senhora e poderá ser utilizado para o benefício de milhares de pacientes assistidos no HA, que são atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a instituição conta com duas plataformas robóticas em atuação, duplicando assim sua capacidade anual de cirurgias robóticas, podendo realizar até 1000 cirurgia/ano.
Segundo o diretor do IRCAD América Latina e cirurgião coloproctologista, Armando Melani, anteriormente, o IRCAD tinha apenas um robô disponível apenas 3 vezes na semana para este treinamento, “agora, nós temos um robô dedicado integralmente para esta capacitação, com isso o número de cursos aumentou. Antes também só podíamos receber cirurgiões brasileiros, mas agora como conseguimos condensar este treinamento para duas a três semanas, podemos ampliar a oferta do curso para cirurgiões da América Latina também”, explica o especialista animado com a possibilidade de angariar mais alunos de outros países para a instituição.
O curso foi iniciado apenas com treinamento para cirurgia colorretal, depois expandiu e passou a oferecer para a área de ginecologia também. “Neste momento, estamos adicionando urologia e num futuro breve, nós queremos integrar outras especialidades robóticas neste treinamento, uma vez que temos aparelhos de digestivo alto, tórax e outras especialidades que poderiam usar esta ferramenta e beneficiar os cirurgiões”, diz Dr. Armando. Os especialistas que ministram as aulas, consideram este treinamento o programa de certificação em cirurgia robótica mais completo. De acordo com o médico cirurgião geral e coloproctologista no God Samaritan Medical Center – Florida, USA, Eduardo Parra-D’avila, ele desconhece outro lugar que tenha tamanha estrutura e dinâmica dos cursos. “Além disso, aqui no Hospital de Amor, as coisas são feitas com muito carinho. É fantástico poder fazer parte deste projeto”, explica.
Durante o treinamento, o aluno foca no desenvolvimento cirúrgico, uma vez que as seleções dos casos, acompanhamento pré e pós-operatório são realizados pela equipe do Hospital de Amor. Ao todo, o discente participa de 23 cirurgias neste formato, sendo 10 cirurgia de observação e assistência em campo e 13 como cirurgião principal sob supervisão, o que resultaria em mais de 100 horas cirúrgicas, além das 30 horas de simulação realizada no IRCAD América Latina, em Barretos (SP).
O programa é destinado a cirurgiões que atendem as seguintes especialidades: colorretal, ginecologia e urologia. Além de ampliar seu conhecimento, o aluno recebe ao todo três certificações, dentre elas: do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Intuitive e do IRCAD América Latina.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate