Hospital das Clínicas lança vídeo sobre projeto Saúde Digital

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) acaba de lançar vídeo institucional para comunicar suas estratégias em saúde digital. Com o objetivo de difundir as atividades e os resultados do Plano Saúde Digital, o vídeo contém entrevistas com o corpo clínico e diretores do hospital, parceiros e depoimentos de pacientes que se beneficiaram e ainda se beneficiam com o projeto.

“Nosso objetivo com o vídeo é mostrar à sociedade que a saúde digital no Brasil é possível e tem um futuro imenso. O projeto, primeiramente implementado somente no HC, pode e deve ser referência para as mudanças do sistema saúde.” – explica professor Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do InRad (Instituto de Radiologia) e presidente da Comissão de Inovação do HCFMUSP.

Leia também – Hospital Dia se torna tendência para clínicas

Desenvolvido em parceria com o governo do Reino Unido, o Plano de Saúde Digital faz parte do Better Health Programme (BHP), programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil. A parceria do governo britânico com o governo brasileiro se dá em torno de três pilares: melhorar o atendimento na atenção primária; levar a implementação das ferramentas digitais desenvolvidas a todos os níveis de atendimento na rede de saúde e capacitar profissionais do sistema público de saúde e se adaptar às realidades regionais do país, especialmente na atenção primária. O projeto terá duração de dois anos (entre 2021 e 2022).

“Acredito muito na força da parceria Brasil – Reino Unido quando se trata de saúde e, com o programa, conseguimos unir forças para enfrentarmos os desafios que a pandemia nos trouxe. Agora, queremos ampliar e dar todos os subsídios ao HC para que esses projetos sejam expandidos para outros hospitais brasileiros.” – declara Melanie Hopkins, Embaixadora Britânica no Brasil.

Projetos escolhidos

O Plano de Saúde Digital teve início em 2020, com a seleção das iniciativas em saúde digital dentro das instituições do complexo HC. Foram escolhidos 20 projetos que envolvem teleconsultas, digitalização de etapas do atendimento ao paciente, visitas remotas, teleconsultoria, telemonitoramento de pacientes crônicos e formação de profissionais de saúde para telemedicina.

O projeto, que está sendo conduzido por um comitê gestor formado pelos professores Cerri, Carlos Carvalho (chefe da pneumologia do Instituto do Coração), Eurípedes Miguel (chefe titular do Departamento de Psiquiatria) e Eloisa Bonfá (diretora clínica do HC) e Fabio Jatene, integra todos os institutos que formam o Hospital das Clínicas.

O programa ainda tem participação do NHS (Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês) como parceiro técnico, que é o sistema público de saúde britânico e apoio do Ministério da Saúde.

*Informações Assessoria de Imprensa