O Hospital Angelina Caron (HAC), instituição privada de caráter filantrópico, conta com o apoio de empresas investidoras para o atendimento de mais de 130 mil pacientes por ano, sendo 90% deles provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A inauguração dos projetos incentivados, Infância 360° e Idoso 360° II, e a prestação de contas ao vivo dos resultados alcançados, aconteceu no dia 18 de setembro, nas instalações do Hospital.
Leia também – HU-UFMA realiza procedimento endoscópico inédito pelo SUS no MaranhãoAMP
Como uma forma de informar aos investidores quais foram as ações realizadas nos últimos anos e apresentar os próximos passos, além de oportunizar a criação de um espaço de discussão para que as empresas apresentem suas boas práticas em ESG, o Hospital Angelina Caron criou o SHAC Talk, evento que reúne especialistas da área de saúde, investimento social privado e sustentabilidade para discutir as melhores práticas e os desafios do setor.
Na edição de 2024, além da apresentação dos resultados do HAC feito pela equipe de Projetos e Superintendência Assistencial, houve a palestra de Fabrício Campolina, Presidente da Johnson & Johnson, Adriana Hammerschmidt, Vice-Presidente das áreas de ESG, governança e jurídica do Grupo Potencial; e Daniela Beatriz Bussmann, Gerente de Sustentabilidade da Arteris.
No evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer histórias como a do paciente Osmair Silva, de 64 anos, que após sofrer um AVC Isquêmico e passar pelos serviços do projeto Idoso 360º II, recuperou progressivamente a sua qualidade de vida. Além disso, o HAC fez a inauguração oficial dos projetos em execução de 2024 e proporcionará uma visita guiada ao hospital mostrando, de forma prática, o impacto e resultado dos investimentos. “Junto aos investidores e convidados, falamos sobre Filantropia de Performance, conceito que coloca a gestão estratégica de recursos no centro do investimento social privado e os investidores tiveram oportunidade de ouvir outros profissionais falarem sobre boas práticas e como acontece a execução dos projetos dentro das instituições”, explica André Vieira, gerente de Investimento Social do HAC.
Prestação de contas
As doações possibilitam o desenvolvimento de diversas iniciativas e, com os recursos doados, é possível manter tecnologias de ponta e um atendimento de alto nível ao público beneficiado. Hoje, o HAC é o 6º maior hospital em produção SUS do Brasil e o 1º da região Sul. “Temos como foco uma abordagem inovadora e centrada no paciente. Colocamos o paciente no centro de todo o processo, com uma visão integral do indivíduo, do primeiro atendimento à alta médica. Assim, com base no nosso planejamento estratégico e no nosso plano de expansão, os projetos incentivados nos possibilitam diminuir a lacuna entre a saúde pública e a privada”, afirma André Vieira, gerente de Investimento Social do HAC.
O projeto Idoso 360º II, em execução desde maio, já realizou mais de 50 mil atendimentos a idosos em situação de vulnerabilidade social, como também proporcionou um programa pioneiro de saúde mental para a comunidade, com mais de 300 vagas mensais disponíveis. Os pacientes também receberão acompanhamento psicológico, reabilitação e terão acesso a especialistas de diversas áreas, com uma equipe multidisciplinar especializada.
Já o Infância 360° possibilitará a reestruturação da pediatria, da UTI pediátrica e UTI neonatal, com espaços mais acolhedores, lúdicos e tecnológicos, por meio da reforma estrutural e aquisição de equipamentos de última tecnologia.
*Informações Assessoria de Imprensa