A IntelLat, empresa especializada em análise de dados, divulgou no dia 12 de novembro, o Ranking dos Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina. O tradicional estudo é publicado anualmente desde 2009. Na versão 2024, analisou mais de 1.000 dados qualitativos e quantitativos de 61 hospitais, avaliando o desempenho em oito áreas-chave: segurança, gestão de pessoas, produção de conhecimento, eficiência do tratamento, experiência do paciente, sustentabilidade do setor, tecnologia e uso de telemedicina.
O levantamento revelou que os hospitais brasileiros e argentinos dominaram as cinco primeiras posições no Ranking Geral de Qualidade com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, liderando a categoria, seguida pelo Hospital Sírio-Libanês (2º lugar), também de São Paulo; o Hospital Italiano (3º lugar), na Argentina; o Hospital Moinhos de Vento (4º lugar), de Porto Alegre e o Hospital Alemán (5o lugar), também da Argentina.
O diretor-executivo da IntelLat, Ricardo Zisis, explica que a partir dos dados apresentados, a sustentabilidade tem se mostrado um fator crucial para os resultados alcançados pelos hospitais brasileiros, refletindo diretamente no desenvolvimento e na eficiência da assistência médica, que se torna não apenas responsável, mas também ambientalmente consciente. Isso é orientado por práticas sustentáveis como eficiência energética, redução de resíduos, uso de produtos ecológicos.
Um exemplo disso é o Hospital Albert Einstein, certificado LEED pelo US Green Building Council, que valoriza o desempenho de edifícios sustentáveis (verdes), além de utilizar um sistema de aquecimento solar de alta eficiência com o intuito de reduzir o consumo de gás natural. O Hospital Sírio-Libanês também se destaca entre as instituições que prezam pela sustentabilidade do setor, utilizando um sistema de cogeração de energia”, cita Zisis.
Somente os hospitais que responderam ao questionário da IntelLat integraram o ranking.
Outros participantes do Brasil, e sua posição no Ranking, são:
Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (São Paulo – Brasil)
Hospital Edmundo Vasconcelos (São Paulo – Brasil)
Hospital Israelita Albert Einstein (Goiânia – Brasil)
Pesquisa de prestígio
Além do ranking, também foi produzida uma pesquisa de prestígio realizada com 8.660 membros da comunidade hospitalar e de saúde na América Latina. Os hospitais brasileiros que mais se destacam são de unidades paulistanas: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital das Clínicas de São Paulo (FMUSP) e Hospital Sírio-Libanês.
Já em relação à pesquisa de prestígio local, respondida por 1.438 membros da comunidade hospitalar e de saúde do Brasil, nomes como Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês se repetem, mas citam também a unidade hospitalar A.C. Camargo Cancer Center, reconhecida como uma clínica pública de renome no tratamento oncológico.
“Com esses resultados, o Ranking dos Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina 2024 oferece uma visão abrangente do desempenho do setor de saúde na região, destacando a importância da sustentabilidade e da excelência em assistência médica”, finaliza Zisis.
Hospitais brasileiros melhor avaliados fora do Brasil, em ordem de menções regionais:
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate