Grupo São Pietro Saúde traz tecnologia de ponta para clínica

são pietro saúde
(Foto: Ilustração/Freepik)

O Grupo São Pietro Saúde, juntamente com o Hospital de Portão, realizou nesta quarta-feira (18) a solenidade de entrega do YAG Laser à comunidade. O evento, que também marcou a inauguração do programa Cirurgia +, do Sistema Único de Saúde (SUS), aconteceu em frente ao hospital da cidade com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, além de outras autoridades.

O YAG Laser é um equipamento de altíssima tecnologia, que representa o que há de melhor ao redor do mundo para alguns tratamentos relacionados à saúde ocular. Já disponível na unidade para todos os pacientes, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS), a novidade é voltada para procedimentos 100% ambulatoriais e indolores – assim, sendo um ganho tanto para a eficiência da equipe médica, quanto para o bem-estar dos pacientes.

Leia também – A tecnologia como aliada do acesso à saúde

Fabricado na Alemanha pela maior referência do setor, a Zeiss, o YAG Laser é uma inovação aplicada principalmente na Capsulotomia, um procedimento para remover a opacidade presente em uma cápsula do olho que protege o cristalino, considerada a lente natural das pessoas. De forma totalmente indolor, o laser é capaz de retirar essa mancha que pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, deixando a membrana ocular transparente de novo.

(Foto: Divulgação)

Entre suas diversas aplicações na medicina, outra opção de tratamento com o YAG Laser envolve o Glaucoma, uma doença que altera a pressão dentro do olho. Este procedimento é chamado de iridotomia a laser, que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da íris, com o objetivo de regular a pressão intraocular.

“Antigamente, esses tratamentos eram resolvidos dentro de um centro cirúrgico, mas agora conseguimos fazer de forma ambulatorial com a chegada do YAG Laser”, explica Rafael Duarte, Executivo de Oftalmologia do Grupo São Pietro Saúde. “Entre os principais benefícios desta novidade está em ser um procedimento ambulatorial, muito seguro, feito 100% a laser e indolor, além do paciente ter uma recuperação mais rápida da visão quando comparado ao procedimento cirúrgico”, complementa.

Trazer tecnologias de ponta e inovação é uma das principais características que faz do Grupo São Pietro Saúde uma das maiores referências no atendimento de Oftalmologia no Sul do país. O YAG Laser já era uma realidade na unidade de Uro & Oftalmo Center de Canoas, e agora chega pela primeira vez para a cidade de Portão. O Centro de Oftalmologia da São Pietro na Região Metropolitana dispõe de consultas em diferentes sub­especialidades via SUS, com consultórios, Centro de Exames Diagnóstico, Centro Cirúrgico especializado em Oftalmologia e Centro Regional de Referência em Glaucoma.

Além da novidade tecnológica para cidade, o evento marcou o começo do Cirurgia+. Criado pelo Governo do Estado, o programa tem como estratégia ampliar temporariamente o acesso à realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos. O objetivo é atender a demanda represada de consultas, exames e cirurgias em sete especialidades com maiores filas e maior tempo de espera no Rio Grande do Sul: traumatologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e urologia.

*Informações Assessoria de Imprensa