A Greencare irá investir 20 milhões de reais na realização de estudo clínico para registro do primeiro medicamento como Extrato de Cannabis no Brasil. Com 16% de participação de mercado, a empresa liderou a venda destes produtos nas farmácias brasileiras. Em unidades, as vendas superaram a marca de 38,1 mil, com crescimento superior a 2000% ou 20 vezes maior que o resultado alcançado em 2022.
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“Somos a única startup originalmente do segmento de cannabis a ocupar uma das 5 posições entre as empresas que lideram as vendas de Extrato de Cannabis nas farmácias. Isso mostra um acerto de nossa estratégia, que desde a regulamentação para comercialização destes produtos nas farmácias apostou fortemente neste canal de vendas, frente ao acesso via importação individual. Médicos e pacientes buscam acesso facilitado e isso se dá nas farmácias”, afirma o Chairman da companhia, Martim Mattos.
Desde que iniciou suas operações, em 2018, a GreenCare teve como proposta de valor se posicionar como indústria farmacêutica, diferenciando-se das diversas startups do setor.
O resultado deste esforço aparece nos indicadores que monitoram prescrições por laboratórios e indicam que a GreenCare soma [40]% de participação nas receitas de produtos do tipo Extrato de Cannabis. Os dados são do Close-up, que mapeia as prescrições médicas por laboratórios, marcas e produtos.
Mercado vive transição
Os dados de mercado, produzidos com base nos indicadores do IQVIA, mostram que as vendas de cannabis medicinal seguem em franca expansão, a exemplo do que já ocorre há pelo menos 3 anos. Cresceram 127% em 2023 frente a 2022, com a comercialização de 356,6 mil unidades.
Engana-se, no entanto, quem pensa que por trás destes números há uma tendência de estabilidade. A performance da GreenCare se dá em um momento de transição importante no varejo em que os produtos derivados de Extrato de Cannabis passam a ganhar espaço nas vendas.
Os Extratos de Cannabis são produtos que incluem todos os compostos da planta, como CBD e THC, diferente de produtos que oferecem o canabidiol isolado, que no Brasil é vendido por uma única empresa, a Prati Donaduzzi.
Estudos baseados em evidências científicas têm influenciado na substituição dos produtos isolados pelos extratos, ampliando progressivamente sua participação de mercado, que hoje responde por 40% das vendas totais do varejo farmacêutico em 2023, contra 9% em 2022. Em 2 anos 80% das vendas serão de Extrato de Cannabis se o ritmo de substituição se mantiver estável.
Captação em curso
Para investir na geração de evidências científicas e, ao mesmo tempo, manter o ritmo de expansão das vendas em farmácias, a empresa acabou de concluir a primeira etapa de seu plano de captação de recursos.
“Temos que aproveitar o momento em que estamos um pouco à frente da média do mercado, tendo em vista que a única certeza é que se tornará cada vez mais competitivo, o que exigirá maiores recursos para alavancagem”, pontua Mattos.
Atualmente, a companhia tem entre seus principais acionistas um dos maiores fundos globais de investimentos especializado em cannabis, que conta com recursos de family offices, além de empresários como o próprio Chairman, Martim Mattos, assim como o Diretor Comercial, Fabio Furtado, e nomes como Marcelo Marco Antônio, Nelson Cury, entre outros, que também participam ou acompanham de perto a gestão da empresa.
*Informações Assessoria de Imprensa
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