Gigante farmacêutica inaugura fábrica em Curitiba

Farmacêutica
(Foto: Ilustração/Freepik)

A Vuelo Pharma, um dos principais players do mercado de bem-estar, inaugurou uma nova unidade na Cidade Industrial de Curitiba e prepara-se para aumentar a capacidade produtiva em 500%. Em seus 22 anos de história, a Vuelo Pharma atua na América Latina, com uma sede no México, e prevê a entrada no mercado europeu ainda este ano.

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A empresa desenvolve produtos de healthcare com foco em skin care, wound care e wellness — self care, com destaque para a Membracel, uma membrana de celulose cristalina capaz de substituir temporariamente a pele, e o Gelificador, uma tecnologia única no mundo direcionada para pessoas que utilizam bolsas de ostomia. O Gelificador aromatiza e gelifica o líquido existente no interior da bolsa, diminuindo o odor, ruídos e possíveis vazamentos. O produto exala uma fragrância agradável de óleo essencial de lavanda, melhorando significativamente a qualidade de vida do ostomizado.O investimento na unidade fabril foi de R$ 4,5 milhões e a projeção é crescer 47% em 2022. “A principal motivação para a construção da nova fábrica foi aumentar a capacidade produtiva e desenvolver novos produtos, uma vez que de 2019 a 2021 o crescimento acumulado foi de 93,26%. A demanda do mercado por novos produtos com tecnologia inovadora e disruptiva é uma realidade “, conta Thiago Moreschi, sócio-diretor da Vuelo Pharma. Somente da Membracel o aumento foi de 35% nas vendas.A estrutura da nova fábrica conta com uma estufa desenvolvida sob medida com um rigoroso controle de temperatura e umidade. Foram adquiridos também novos equipamentos para produção do Spray de Barreira, um protetor cutâneo que protege a pele por até 72 horas, evitando lesões decorrentes de incontinências urinárias e/ou fecais, sucos digestivos (ostomias), fricção ou adesivos e até mesmo do uso contínuo das máscaras protetoras do Covid-19. Maquinários de ponta e equipamentos de última geração contribuem para manter o padrão de qualidade dos produtos produzidos pela Vuelo Pharma.“Contratamos profissionais especializados no controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Também criamos um laboratório com equipamentos modernos que permitem que a empresa invista em pesquisas, em novas tecnologias e no desenvolvimento de produtos inovadores. Novos produtos já estão em fase de pesquisa, para posterior teste e desenvolvimento”, detalha Moreschi.O sócio-diretor destaca que o quadro de funcionários expandiu em 94,44% e o foco no momento é a criação de curativos e de produtos para cicatrização da pele e cuidados pós-cirúrgicos. “Em breve vamos abrir novas vagas em outros setores. A meta é manter o crescimento, tanto nos produtos quanto no quadro de funcionários”, diz Moreschi.

A estrutura fabril

A nova fábrica conta com uma encapsuladora importada para produção do Gelificador e a aquisição do maquinário permitiu aumentar a produção das cápsulas e tornar o processo de fabricação do Gelificador muito mais automatizado. A estrutura da fábrica é toda setorizada, são salas individuais para cada uma das etapas de produção: secagem, corte, produção dos poros, embalagem, etc. Cada ambiente corresponde a parâmetros específicos, com climatização e pressão controladas. Foi implantado o  Sistema de Salas Limpas* (ISO 7 e ISO 8) que permite maior controle do número de partículas circulantes e o controle de pressão, o que diminui os riscos de contaminação.Outro diferencial é o Monitoramento Ambiental que permite avaliar constantemente a vulnerabilidade de contaminação dos produtos e a eficácia da limpeza. As salas são interligadas por passthroughts para manter controlada a pressão do ar, garantindo que não haja troca de ar entre as salas. Todos os colaboradores da fábrica trabalham com EPIs e com uniforme fabricado com tecido especial, que não desprende partículas.

“Todos os cuidados implementados são essenciais para garantir que os produtos fabricados aqui cheguem ao consumidor com o padrão de qualidade que exigimos ao longo dos anos. É isso que nos traz o reconhecimento do mercado e reflete positivamente em nossos resultados”, finaliza Thiago.

*Informações Assessoria de Imprensa