Vender nada mais é que o processo de troca de um produto ou serviço por dinheiro, certo? Quase. Não é só isso. Vender é conectar pessoas com aquilo que você oferece. Para realizar uma venda, você tem que colocar a sua visão de mercado, mas também tem que se engajar com o que é vendido e com a equipe que trabalha. A UseCash chega como uma ferramenta que permite aumentar as vendas através do engajamento das equipes por meio de campanhas de incentivo. E a Farma Ventures, venture builder focada no setor farmacêutico no Brasil, é a iniciativa que vem ajudando a startup a resolver as dificuldades do varejo.
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O sistema é um incentivo para obter crescimento nas vendas. Redes de drogarias, fornecedores e indústrias podem criar campanhas, definir metas e engajar as equipes. Já os vendedores podem acompanhar as vendas e projeções de ganho. Ou seja, em vez de o vendedor receber num prazo de 30 ou 45 dias (a maneira mais comum no mercado tradicional), a premiação na UseCash é paga toda semana. O que muda? Muita coisa. Aumenta a taxa de engajamento da equipe e proporciona crescimento acima da média.
A UseCash tem mais de 30 modelos de campanhas que geram engajamento, aumentam as vendas, e reduzem o custo operacional, tudo depende da estratégia da rede. Por exemplo, quando você tem uma verba limitada, o ideal é fazer uma campanha que vai pagar por ranking, e não para o vendedor que vendeu mais, e sim para o que teve o maior desempenho de crescimento nas vendas. Desse modo, até aquele vendedor da melhor loja tem chances de ganhar a premiação, porque o prêmio não será apenas em volume de vendas e sim por um crescimento focado em meritocracia.
As redes que já adotaram a ferramenta tiveram aumento nas vendas entre 20% e 40%. Isso tudo dentro de um prazo de 90 dias. Alguns números mostram essa evolução. As redes quando chegam à UseCash normalmente apresentam taxa de engajamento das equipes, que batem metas de campanha, entre 30% e 40%. Ou seja, de 60% a 70% das equipes não estão tão engajadas com o modelo atual. Mas o que tem se observado é que, depois de 90 dias da implantação dessa ferramenta, elas conseguem atingir crescimento de 15% no desempenho das equipes e isso traz uma alta de 20% a 40% nas vendas.
Dentro de um ano é possível que a rede consiga atingir um índice de 65% de engajamento da equipe. O que isso significa? Que quanto maior for essa taxa, mais elevado vai ser o crescimento nas vendas. O grande desafio é conseguir dar continuidade e manter as equipes motivadas para vender.
Hoje a UseCash atende a mais de 400 farmácias e drogarias. Entre os clientes estão a Farmácia Indiana, além do Grupo Tapajós, com as redes Santo Remédio e Farmabem. A startup, que faturou R$ 1,2 milhão em 2021, tem para 2022 uma projeção de terminar o ano faturando mais que o dobro, R$ 2,5 milhões. E, mais que isso, o objetivo é ver diversas redes de drogarias engajadas e motivadas a vender cada vez mais.
*Informações Assessoria de Imprensa