A Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Mato Grosso (Fehosmt) fechou uma parceria estratégica com a techtools health, com um diferencial que irá beneficiar direta e efetivamente ela própria e suas coligadas. A entidade contratou dois serviços de análise embarcados em inteligência de mercado, da unidade de inteligência de dados techtools numb3rs, que visa otimizar receitas, reduzir custos e qualificar o atendimento aos pacientes atendidos pelos hospitais.
Leia também – Paraná reativa plataforma digital doada pela techtools health
Para tanto, a Fehosmt fechou um pacote com a techtools health, em que adquiriu para si o dbFederação, uma plataforma digital de indicadores gerenciais, que permitirá à instituição aumentar a sua capacidade de análise de informações consolidadas dos hospitais filantrópicos do estado do Mato Grosso, auxiliando a gestão da saúde pública, bem como a realização de análises econômicas e epidemiológicas.
Já para suas 12 filiadas, a federação irá disponibilizar a versão dbSaúde, voltada aos gestores hospitalares, que propiciará vantagens competitivas, aumentando a capacidade destes em realizar análises de informações, benchmarks entre instituições similares, projeções, monitoramento de indicadores e acompanhamento de tendências, bem como obter dados de atendimento da filantropia, AIHs rejeitadas, taxa de permanência, entre outros. A principal diferença entre o dbFederação e o dbSaúde consiste na categorização, ou seja, enquanto o primeiro permite traçar um panorama do setor, com dados consolidados de todos os hospitais associados à federação, o segundo trata de dados específicos de determinada instituição de saúde.
De acordo com o diretor comercial para hospitais da techtools health, Jaddus Manga, a grande vantagem, tanto do dbFederação quanto do dbSaúde, está na simplicidade de uso e nas informações financeiras e estratégicas fornecidas, com dashboards customizados, ambos em nuvem, que podem ser acessados de qualquer lugar, em tempo real – o que dispensa investimentos em TI e técnicos. “O banco de dados da techtools numb3rs contém todos os atendimentos de internação (AIH) e ambulatoriais (SIA) dos pacientes do SUS que foram atendidos nos estabelecimentos de saúde desde 2008, de forma anonimizada. A plataforma utiliza informações públicas do Datasus, enriquecidas com dados do CNES, SIGTAP, IBGE, dentre outros”, acrescentou Manga.
Para a presidente da Fehosmt, Bianca Talita Santos Franco, o ponto-chave para a federação é agregar valor para os hospitais filiados por meio do acesso a dados confiáveis. “Esse investimento trará resultados muito positivos para nossas afiliadas, sensibilizando-as para a importância da informação como um ativo estratégico, de modo a orientar os gestores dessas instituições em suas tomadas de decisão”, disse a dirigente.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate