Farmácia com atendimento estendido é tendência

Atendimento estendido
(Foto: Ilustração/Pixabay)

Hoje em dia, as farmácias e drogarias fazem a medição de pressão arterial e nível de glicose no sangue, oferecem uma série de exames, aplicam vacinas e até facilitam o acesso a consultas médicas. É o que os especialistas chamam de atendimento estendido.

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A Lei 13.021/2014 define farmácia como “unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”. Os estabelecimentos são classificados pelos termos “farmácia sem manipulação ou drogaria” e “farmácia com manipulação”.

“Essa lei representa uma grande evolução. Em 2017 a Anvisa autorizou as farmácias a aplicarem vacinas, ou seja, começaram a ampliar o escopo de atuação do segmento. Em 2020, com a pandemia de coronavírus e amparo pela legislação, houve uma forte mudança no perfil desse varejo, que, além da assistência farmacêutica, passou a ser ator na assistência clínica”, afirma Oscar Teixeira Basto Júnior, Diretor de Varejo, da InterPlayers.

O diretor se refere ao fato de que as farmácias e drogarias começaram a realizar exames laboratoriais, inclusive testes para detecção de covid-19, o que foi importante para desafogar hospitais e laboratórios. “Só as farmácias realizavam cerca de 40 mil testes diários de covid, com a Omicron, esse número saltou para 100 mil. O sistema de saúde não daria conta sozinho. Isso só foi possível porque as farmácias tiveram autorização para oferecer esse serviço”, avalia.

O resultado disso é que as farmácias passarão a ser mais demandadas. Segundo Oscar, a InterPlayers, por meio de uma de suas empresas coligadas, a Conecta Médico, já oferece consulta com médicos por meio da telemedicina. O acesso pode ser feito pelo paciente por meio do website de redes farmacêuticas parceiras como Drogaria Araújo e Venâncio, entre outras. “Estamos preparados para esta tendência que veio para ficar. Podemos conectar farmácias de todos os portes a esse novo ecossistema de saúde que está se formando.”

Esses novos serviços também trazem uma gama de oportunidades para as farmácias aumentarem seus faturamentos e ampliar o acesso aos clientes dos varejistas. Atualmente, além de testes para covid-19, as farmácias realizam outros exames laboratoriais como Dengue, Malária, PSA dentre outros. O executivo da InterPlayers lembra que em todo o Brasil existem cerca de 17 mil laboratórios clínicos com grande concentração nas áreas mais densamente povoadas. Cidades menores podem não contar com esse tipo de serviço e possibilitar este acesso cria uma nova categoria para os varejistas e para os clientes

Em contrapartida, existem cerca de 90 mil farmácias no país, que contribuem dando mais capilaridade ao ecossistema de saúde. Imagine uma pessoa que resida em uma cidade longínqua, sem estrutura e que necessite acompanhamento em uma doença crônica. Ele pode passar na farmácia, e por exemplo, medir a pressão, a glicose e, conforme o resultado, ser aconselhado a procurar um médico. É uma ação preventiva, um suporte valioso.

Por tudo isso, Oscar enxerga esse momento como especial, de valorização do farmacêutico e de como ele pode contribuir para a saúde. “E a InterPlayers, que vive dentro desse ambiente e se relaciona com indústria, atacadistas, varejistas, planos de saúde, entre outros, tem o know-how para construir as pontes necessárias para a expansão desses serviços”, diz.

*Informações Assessoria de Imprensa